Foi este o registo da tertúlia intitulada “Percursos no Feminino”, que decorreu no sábado, dia 12, uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos no âmbito do Dia Internacional da Mulher.
Apresentada pela vereadora da Cultura, Armandina Saleiro, e moderada por Maria Eduarda Castro, a tertúlia foi dominada pelo depoimento das vidas pessoais e profissionais de quatro mulheres barcelenses: Maria Eduarda Rego, Isolete Matos, Júlia Ramalho e Manuela Ascenção Correia. Apesar de distintos, os percursos de vida destas quatro mulheres têm algo em comum: os condicionamentos impostos pela sociedade devido à sua condição de mulheres e a luta que desenvolveram para ultrapassar preconceitos e construir uma vida de sucesso.
Ainda no âmbito do Dia Internacional da Mulher, estão patentes até 3 de Abril duas exposições que evocam o mundo feminino. Uma é de fotografia, de Maria Humberta Maciel, e intitula-se “No Feminino”. Estará patente no átrio da Biblioteca Municipal, podendo ser vista de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00 e ao sábado das 9h30 às 12h30. A segunda é uma exposição de pintura com o título “Reflexos no Feminino” e reúne trabalhos de três pintoras: Fátima Granja, Helena Miranda e Maria das Dores Quinta e Costa. Estará patente na Galeria Municipal de Arte, todos os dias, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.