O Município de Barcelos apostou forte nesta participação, tendo estreado uma nova imagem comunicacional, corporizada num stand e logótipo novos. Um stand que associa modernidade à tradição e identidade,numa reunião que foi muito valorizada pelo público e pelo trade.
Foram estabelecidos mais de meia centenas de contactos profissionais com agentes nacionais e internacionais, no intuito de trazer mais visitas e dormidas ao concelho no ano de 2011.
O artesanato, a Feira, a gastronomia, a Festa das Cruzes, o touring cultural e paisagístico, o turismo religioso e o turismo no espaço rural foram os produtos mais solicitados para tratamento por parte dos profissionais que procuraram Barcelos, o que mostra a vivacidade destes produtos no âmbito do Produto Turístico do Porto e Norte de Portugal. Entre estes, o artesanato apresenta-se cada vez mais como um produto cultural de excelência, procurado para fruição e novas experiências no âmbito do turismo de qualidade.
Destaca-se ainda neste evento turístico, a promoção efectuada ao Festival Internacional de Filmes de Turismo que se afirma cada vez mais com um evento ligado a Barcelos e um ícone de difusão da imagem do Norte de Portugal no exterior.
Para além da promoção em stand próprio, Barcelos associou-se ao stand do Porto e Norte, destino convidado desta edição da Feira, na apresentação do Festival Internacional de Filmes de Turismo e ainda na divulgação de conteúdos para fruição turística do concelho.
No âmbito desta parceria, Barcelos editou, em conjunto com a entidade de Turismo do Porto e Norte, uma brochura com dicas de visita a Barcelos e aos municípios de Amares, Braga, Terras de Bouro, Guimarães e Vieira do Minho.
A participação de Barcelos na Bolsa de Turismo abre boas perspectivas para o turismo local em termos de mercado interno, de penetração do território concelhio em mercados emergentes como os de Leste e no mercado de qualidade de alguns operadores espanhóis que trabalham o turismo de experiências e personalizado.
O Município sorteou ainda 14 fins-de-semana entre profissionais e público em geral na Feira, numa parceria com os agentes locais do alojamento que se fizeram representar neste evento. Foram registadas mais de 500 candidaturas, o que mostra o dinamismo e a capacidade de atracção de Barcelos na BTL.