Os dois irmãos pertencem a um grupo de amigos que organizam passeios de BTT, principalmente os caminhos de Santiago, fazendo o Caminho Português uma vez por ano.
O “Cape Epic” vai ser transmitido por televisão para todo o mundo, bem como através de outros meios de comunicação social. Os participantes barcelenses integram esta competição com o mote “Barcelos Team – Portugal”. Por isso, esta é, também, uma oportunidade para a promoção turística da cidade de Barcelos e do concelho, uma vez que os atletas terão nos equipamentos e nas bicicletas publicidade do Município. Os atletas vão exibir, na parte frontal dos seus equipamentos, a nova imagem de promoção do concelho, baseada na figura do galo.
Associar o nome do Concelho a este tipo de iniciativas é caminhar para uma projecção cada vez maior da cidade e potenciar a curiosidade dos espectadores deste evento, podendo traduzir-se num aumento das visitas turísticas ao Concelho.
Quanto à prova, está considerada como uma das mais duras no Mountain Bike. Tem oito etapas que variam entre os 27 quilómetros (prólogo) e os 143. O “Cape Epic” tem a particularidade de ser disputado somente por duplas de atletas.