“O Pelouro da Acção Social desenvolveu os mecanismos necessários para reactivar o BLV e, assim, responder melhor às necessidades da comunidade”, disse Ana Maria Silva, que realçou o facto de 2011 ser o Ano Europeu das Actividades do Voluntariado. “Estamos alinhados com o espírito do Ano Europeu e, por isso, vamos fazer o enquadramento do voluntariado no nosso concelho, tornando-o mais organizado e mais potenciador. Mas a qualidade do voluntariado depende, antes de mais, das acções e do contributo de todos”, referiu ainda a vereadora da Câmara Municipal.
A estrutura do Banco incluirá uma articulação e cooperação dos vários actores sociais e funcionará como pilar fundamental do Centro de Recursos Local – que já dispõe do Banco de Roupas, do Banco Material Escolar, do Banco de Alimentos e do Banco das Ajudas Técnicas. Ainda no âmbito do BLV deverá ser criado o Grupo Temático do Voluntariado, constituído por agentes locais, oriundos de sectores diversos, que comungam preocupações comuns e estão implicados na problemática do voluntariado. Para além das instituições representadas, a reunião contou com elementos da Associação Caminhos de Santiago, da Associação de Voluntários do Hospital Santa Maria Maior e da Santa Casa da Misericórdia, que relataram as suas experiências e deixaram um importante testemunho do voluntariado. Já antes, António Pedras, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos reforçava a importância desta temática o voluntariado, dando como exemplo a constituição do recente corpo de voluntariado naquela instituição. “Este é o momento certo para reactivar o corpo de voluntariado, mas há que fazê-lo em rede”, frisou o António Pedras.
Com o objectivo de promover o voluntariado jovem no concelho, vão continuar as sessões de esclarecimento com os jovens, para ficarem a conhecer a orgânica e o funcionamento do BVL. Na sessão do passado dia 11 de Janeiro, os jovens tiveram a oportunidade de escutar o relato de duas experiências, voluntariado local e internacional, vividas por jovens dirigentes da Associação Cor é Vida e da Associação SOPRO. Os próximos encontros estão previstos para o dia 18 de Janeiro no Instituto Kerigma, e para o dia 25 de Janeiro na Escola de Tecnologia e Gestão.