Da parte da manhã, puderam assistir ao “Auto do Baile dos Reis”, uma peça de teatro escrita no século XV e representada primorosamente pela Associação Cultural e Recreativa de Alheira. Composto por cerca de 20 actores e um grupo musical, este trabalho teatral de raiz popular é deslumbrante pela riqueza do texto e pela forma como assimila a cultura do povo no contexto das histórias dos Reis Magos e do nascimento de Cristo.
Mas o dia dos Cantares dos Reis – uma iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelos – não ficou por aqui.
À tarde, 11 ranchos folclóricos do concelho, vindos de pontos diferentes da cidade confluíram na Avenida da Liberdade para entoarem canções populares alusivas à chegada dos Reis Magos. Bem cedo, formou-se uma multidão nas traseiras da Igreja do Senhor da Cruz, e que ali se manteve mesmo depois de terminadas as actuações dos ranchos folclóricos de Barcelinhos, Barcelos, Martim, Tregosa, Carreira, Moure, Carapeços, Barqueiros, Aguiar, Aldreu e Galegos Santa Maria.