Constituído por livros que serão distribuídos a todos os alunos do 1.º Ciclo do concelho, num total de 5.500, e por um CD, a ser entregue aos professores, este material tem como objectivo enquadrar o programa do Regime de Fruta Escolar, implementado pela União Europeia em 2009.
A vereadora do pelouro da Educação acompanhou o presidente nesta acção simbólica de distribuição do material didáctico, que contou também com a presença da vereadora do Pelouro de Acção Social, bem como de responsáveis do Agrupamento de Escolas Cávado Sul, da Associação de Pais e da Junta de Freguesia de Rio Covo Santa Eugénia.
O Regime de Fruta Escolar, a que o Município de Barcelos aderiu, pretende actuar ao nível da promoção de hábitos alimentares benéficos para a saúde das crianças e jovens, tendo tem como objectivo a distribuição de uma peça de fruta aos alunos do 1.º Ciclo, pelo menos 2 vezes por semana. A Câmara Municipal concorreu a este programa tendo sido aprovada a verba de 55 mil euros para a sua concretização durante este ano lectivo.