Ainda no mesmo dia, às 17h30, o mesmo escritor realizará a acção de formação “A arte de ser leitor”, destinada a bibliotecários, professores, educadores, animadores culturais, etc, com o objectivo de promoção do livro e da leitura.
No dia 1, José Fanha desloca-se, às 10h00, à EB 2,3 de Manhente, e às 14h30 vai à Escola Secundária de Barcelinhos para dois encontros com os alunos, com o objectivo de fomentar e consolidar o gosto pela leitura. Ainda no dia 1, a partir das 21h30, e integrado no programa das comemorações do Centenário da República promovido pela EB 2,3 Gonçalo Nunes, decorrerá, nesta Escola, a palestra “A 1.ª República em Barcelos”, proferida por Victor Pinho, bibliotecário municipal, uma conferência e uma sessão de poesia com o escritor José Fanha e, ainda, a actuação do grupo “Caminhos da Romaria”.
O escritor José Jorge Letria, que iria falar com os alunos da EB 2, 3 Gonçalo Nunes acerca da República na quarta-feira, dia 29, não estará presente por motivos de saúde, mas deverá voltar a Barcelos dentro em breve para uma iniciática cultural similar,