Feira do Livro de Barcelos sob a égide de Fernando Pessoa

Com a presença de mais de noventa editoras, distribuidoras e livrarias, distribuídas por 28 pavilhões, vai realizar-se, de 5 a 14 de julho, na Avenida da Liberdade, Campo Cinco de Outubro e Largo da Porta Nova, a 31ª Feira do Livro de Barcelos, abrangendo uma área de cerca de oito mil e quinhentos metros quadrados.

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, garantiu, na conferência de imprensa de apresentação do programa da Feira, que a edição deste ano “mantém a qualidade” de anos anteriores, apesar do quadro de contenção orçamental que vivemos. Acompanhado pela vereadora do Pelouro da Cultura, Armandina Saleiro, e pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal de Educação e Cultura, Augusto Castro, o Presidente da Câmara destacou alguns dos escritores convidados para a Feira, como Manuel Alegre, numa edição que homenageia Fernando Pessoa, por ocasião das comemorações dos 125 anos do seu nascimento.

Assim, no dia 10 de julho, quarta-feira, haverá o “Dia Desassossego”, em que durante todo o dia se realizará uma maratona de leituras por toda a cidade de fragmentos do livro “Desassossego”, de Bernardo Soares (Fernando Pessoa). À noite, pelas 22h00, realiza-se a tertúlia “Os desassossegos de Pessoa”, com o crítico e poeta Pedro Mexia e o jornalista Alberto Serra.

Também o recital de poesia e música “Expresso das Letras”, pelo grupo “D’Improviso-Espetáculos”, a realizar no dia 13 de julho, pelas 22h30, será dedicado a Pessoa e aos seus heterónimos.

Ainda no âmbito da homenagem a Fernando Pessoa, os mais pequenos terão, no dia 12 de julho, pelas 21h30, “Fernando Pessoa para todos”, com o escritor João Pedro Mésseder. Para este setor etário, a presença de António Torrado, no dia 5 de julho, às 21h30; de Isabel Alçada, no dia 8 de julho, às 18h30; e de José Fanha, no dia 10 de julho, pelas 21h30, serão motivo para que pais e filhos se desloquem ao espaço infantil situado no Campo Cinco de Outubro.

 

Programação

A Feira é inaugurada às 17h00 do próxima sexta feira, dia 5 de julho. De domingo a quinta feira, estará aberta entre as 17h00 e as 24h00; às sextas e sábados funcionará entre as 17h00 e a 1h00.

Carlos Mendes e Joaquim Pessoa, com o espetáculo “Canta Porque És Livre”, no dia 5 de julho, às 23h00, e o concerto “Carminho Tour 2013”, a realizar no dia 14 de julho, pelas 21h30, são as grandes atrações em termos musicais do programa da Feira do Livro de 2013.

Mas verdadeiramente surpreendente e único vai ser a escrita criativa de Valter Hugo Mãe que, em frente do computador, e, ao som dos La la la Ressonance, inspirado no figurado de Barcelos, escreverá um texto, sob a designação de “Pés de Barro, Coração de Ouro”, no dia 6 de julho, pelas 22h00.

De salientar a apresentação/lançamento de seis livros: “O Retrato da Mãe do Hitler”, de Domingos Amaral (9 de julho); “A Filha do Papa”, de Luís Miguel Rocha e “O Segredo de Compostela”, de Alberto S. Santos (11 de julho); “Tudo é e não é”, de Manuel Alegre, (12 de julho); “Caminhantes: um itinerário filosófico”, de Marcelino Agis Villaverde, e “Debaixo de Algum Céu”, de Nuno Camarneiro (13 de julho).

Na tertúlia “Escritores de Canções”, que se iniciou na Feira do Livro do ano transacto, terá lugar este ano uma conversa com Joaquim Pessoa, Tozé Brito e Carlos Mendes, moderada por Ricado Saló, a realizar no dia 5 de julho, pelas 22h00.

Outra tertúlia merece destaque, subordinada ao tema “Poucas Palavras, Grande Ficção”, com Joana Pereira da Silva, Ana Zanatti e Pedro Bidarra, a realizar no dia 7 de julho, pelas 21h30.

Mas o programa cultural da 31ª Feira do Livro de Barcelos contará ainda, no dia 12 de julho, pelas 18h00, com mais uma tertúlia, “Portugal, país de Poetas?”, com o professor Victor Aguiar e Silva e o escritor barcelense Rui Basto, sendo moderador o jornalista Alberto Serra.

Os autores locais também não foram descurados e vão estar em força na Feira do Livro. Merece destaque a homenagem que vai ser feita pelo Município de Barcelos ao escritor e ator barcelense Fernando Pinheiro, pela sua obra de romancista, contista e poeta e pelo muito que tem feito pelo teatro amador no distrito de Braga.

Caberá ao escritor e deputado João Lobo fazer o “elogio” deste destacado e consagrado escritor barcelense, na abertura da Feira do Livro, pelas 18h00 do dia 5 de julho. Segue-se uma récita teatral “A Aldeia dos Prodígios”, por atores barcelenses.

Bernardete Costa lançará o seu livro de poesia erótica “Cânticos de Sedução”, com apresentação de Mário Vale Lima e participação de Rui Fernandes (saxofone) e da Academia de Dança Rosália Ferreira, no dia 6 de julho, pelas 18h00. Seguir-se-á um recital de poesia erótica por Alberto Serra, baseado nos livros “O Amor natural” e “As Palavras do Corpo”, de Carlos Drumond Andrade e de Maria Teresa Horta.

Outros autores barcelenses terão o lançamento dos seus livros na Feira do Livro, nomeadamente “Gente do Vale” (contos), “Bernardina” (romance) e “Montes Encantados” (prosa poética), de Domingos da Calçada, Maria do Pilar Figueiredo e Amércio da Gama, com apresentação de Manuela Ascensão Correia, Elizabete Gonçalves e Afonso Eça Cabral, respectivamente, no dia 8 de julho, pelas 22h00.

Já no dia 12 de julho, pelas 23h00, será apresentado o livro “Mesa Cinco”, de Magno Alexandre, e, no dia 14 de julho, pelas 18h00, será a vez de ser apresentado o livro “Contos e “Des(contos)”, do Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Macieira de Rates.

Todas as noites e, com início às 21h30, haverá animação de rua por “A Capoeira”, Companhia de Teatro de Barcelos.

A exposição “Das Letras”, com caricaturas de Cássio Loredano, de escritores portugueses, lusófonos e de outros países, cedida pela Casa de Camilo, e patente ao público na Biblioteca Municipal, será outra das atrações do programa do evento deste ano.

Os mais pequenos também terão oportunidade de se entreter com atividades permanentes, como leitura, jogos, mural de pintura, desenhos para colorir e atividades programadas. Destas, merecem destaque os vários ateliês e workshops.

Integrado no programa da Feira do Livro, e como vem sendo habitual nos últimos anos, realiza-se, dia 6 de julho, pelas 22h00, no Campo Cinco de Outubro, o Desfile de Moda da Escola de Tecnologia e Gestão (ETG) de Barcelos.

 

Programa

Programa Infantil

classificado em: