Montes Panorâmicos

Monte da Franqueira

Este Monte estende-se  pelas Freguesias de Carvalhal e Pereira, e estende-se até Faria, Milhazes, Vilar de Figos, e Góios. O acesso é feito a partir da Estrada Nacional n.º 205 (Barcelos - Póvoa de Varzim) e, posteriormente, pela Estrada Municipal n.º 1111 pela freguesia de Carvalhal. É possível também aceder a este local pela freguesia de Pereira, através da mesma Estrada Municipal e/ou através da Estrada Nacional n.º 306 (Barcelos-Fontaínhas) ou, ainda, pelas freguesias de Faria e Milhazes pela estrada que liga ao Castelo de Faria. Trata-se de uma área muito aprazível, em termos ambientais, e um magnífico miradouro sobre a orla costeira marítima de Esposende até Póvoa de Varzim. Deste local é visível todo o curso final do rio Cávado, podendo ainda desfrutar-se de uma vista fantástica da cidade e arredores de Barcelos. Além disso, proporciona ainda uma panorâmica sobre o Monte do Sameiro e do Bom Jesus em Braga e as serranias do Gerês a Este.

 

Este espaço é rico em património ambiental, cultural, arqueológico, religioso e etnográfico. De entre este património destaca-se o Convento do Calvário do Bom Jesus da Franqueira, a Fonte da Vida; Castro e Castelo de Faria; Moinho de Vento, Via-sacra, Escadório e Ermida de Nossa Senhora da Franqueira. No Monte da Franqueira, pode observar-se ainda uma invulgar sequência de ocupações humanas, desde o calcolítico até à época medieval, de que se destaca um castro romanizado e as ruínas do Castelo de Faria.

 

É considerado o Monte Sagrado dos Barcelense tal é a fé religiosa que atrai a este local milhares de pessoas, anualmente, em peregrinação e romagem.

Monte de Facho

Monte do Facho, Oliveira e S. Lourenço

Abrange as freguesias de Oliveira, Roriz e Alheira que se situam na ligação de Barcelos para Prado, via Estrada Nacional 205, ou então na ligação interior que liga Barcelos a Roriz pela Nac. 206. Do cimo deste local, que dista da cidade pouco mais de 8 Km, é possível ter uma vista fabulosa da cidade de Braga, Barcelos e Vila Verde, assim como do trajecto do Rio Cávado a montante de Braga a caminho do Atlântico. É seguramente um dos miradouros mais privilegiados do Minho e situa-se em frente ao Bom Jesus de Braga, o qual é perfeitamente visível da vertente sul deste local bem como as serranias do Gerês. Tem também o vale do Cávado a seus pés a sul, e a imensidão do minifúndio e vale do Neiva a Norte, possibilitando apreciar as duas vertentes do Minho, mais humanizado e industrializado a Sul e mais rural e natural a norte, onde o vale verdejante de Tamel é um éden indescritível na transição das terras de Barcelos para o vale do Lima. Propicia ainda a vista sobre outros locais de interesse. Teotónio da Fonseca na sua obra sobre Barcelos, afirma que “...sítio alto e desafogado, de onde se avista a nascente a capela do Bom Despacho, Cervães, em pleno concelho de Vila Verde, o vale do Cávado e a cidade de Braga”, atestando o interesse que este Monte sempre despertou junto dos curiosos e amantes da natureza e património.

 

Este monte constitui um património cultural, arqueológico e religioso bastante interessante. A destacar a Capela de S. Lourenço, o memorial a D. Nuno Álvares Pereira, o Monumento com Forno de Galegos e os vestígios da citânia Roriz/Oliveira, isto para além da capela da Senhora do Facho no ponto mais alto do monte.

Monte de S. Gonçalo, o mar e a ribeira lima a seus pés

Situado entre as freguesias de Feitos e Fragoso, em pleno cume do Monte de S. Gonçalo encontra-se o miradouro com o mesmo nome, a partir deste local é possível ter um vista panorâmica sobre o Monte de St.ª Luzia, cidade de Viana do Castelo, Orla Costeira Marítima, Vale do Lima e Monte de S. Mamede. É um dos espaços com melhor panorâmica da região Minhota. O acesso não é todavia fácil uma vez que não existem acessos regulares para este local, apenas estradas de terra batida, contudo, para os amantes da aventura, pedestrianismo e todo terreno é um local de visita obrigatório, tendo por base as acessibilidade a partir das freguesia de Feitos (Estrada Nacional 103) e Fragoso.

Monte de Airó

Sobranceiro sobre a margem esquerda do Rio Cávado, encontra-se o Monte de Airó que abarca as freguesias de Airó, Adães, Encourados, Bastuço S. João, Bastuço St. Estevão, Sequeade, Martim e Moure. Tem diversos locais panorâmicos sobre a cidade de Barcelos, o Monte do Facho, o mar e o vale do Cávado, na parte Norte do Monte, nomeadamente o miradouro dos Castelos e o miradouro das Antenas. Na parte Sul destaca-se o miradouro da Senhora da Boa Fé na freguesia de Bastuço S.João que proporciona uma vista fantástica do Vale do Este. Neste espaço existe uma capela e um parque de merendas que convida ao momento de lazer enquanto se desfruta da vista que o espaço proporciona. O acesso a este local faz-se, preferencialmente, pela estrada Nacional 204, Barcelos-Vila Nova de Famalicão, até ao cruzamento de Moure, aqui tomar a direcção Sequeade /Bastuço até junto da igreja de Bastuço S. João, neste local virar à direita para o Santuário da Boa Fé. Os demais miradouros são acessíveis através da freguesia de Airó e Martim por caminhos de terra batida.