Dados

Google Earth™ é uma ferramenta de análise espacial com um vasto leque de funcionalidades, disponível para descarga gratuita em http://earth.google.com/ . Utilizando um formato XML chamado de KML (Keyhole Markup Language), permite aos utilizadores desenvolver os seus próprios modelos espaciais para serem visualizados no Google Earth™.

Avanços recentes nos Sistemas de Informação Geográfica, permitiram-nos começar a disponibilizar informação geográfica no Google Earth™ como por exemplo rotinas de geração automática de ficheiros KML a correr no servidor de mapas.

Esta página contêm links para pastas de informação do Google Earth™ que o Município de Barcelos está a tornar disponível.

Estes links ilustram como pretendemos utilizar o Google Earth™ para disponibilizar aos nossos Munícipes a informação espacial existente. Este serviço disponibiliza informação dinâmica usando o servidor de mapas (MapGuide Open source).

Estrutura dos dados Google Earth™

CATEGORIA Número de PDIs
Turismo-Outros

13

Turismo-Património

28

Turismo-Museus

5

Turismo-Restaurantes

29

Turismo-Bares

19

Turismo-Alojamento

22

A-Imóveis classificados

3

B-Imóveis em vias de classificação

7

C-Imóveis não classificados

749

D-Imóveis de traça a conservar

1112

Ecopontos

362

Freguesias

89



TURISMO 

O concelho de Barcelos encerra em si mesmo um manancial de potencial e oportunidades turísticas. Marcado profundamente pela história que advém da própria história e fundação de Portugal, Barcelos é um concelho que vale a pena visitar.

Nesta aplicação poderá começar desde já a planear a sua visita a Barcelos, visitando virtualmente. Aqui encontrará toda a oferta turística do concelho desde o património arquitectónico e arqueológico, a oferta de alojamento, os locais de diversão, passando pelos equipamentos de apoio à actividade turística, os Caminhos de Santiago, as termas, etc. Também estarão latentes alguns percursos propostos pela Autarquia para assim aproveitar ao máximo a sua visita.

Além de poder visitar toda esta oferta de uma forma muito simples e confortável, a aplicação permite também descarregar todos os elementos presentes na aplicação para os principais sistemas GPS existentes no mercado.

Além de poder consultar todos os elementos no Google Earth, também poderá consultar os percursos de interesse no Google Maps:

    - Caminhos de Santiago  

    - Corredores Patrimoniais - itinerário City Break 
    - Corredores Patrimoniais - itinerário Estradas Verdes  
    - Corredores Patrimoniais - itinerário Igrejas 
    - Corredores Patrimoniais - itinerário Museus 
    - Corredores Patrimoniais - itinerário Românico 
    - Corredores Patrimoniais - itinerário Rota Pedestre 
    - Corredores Patrimoniais - itinerário Solares 

    - Corredores Verdes - Percurso 1   
    - Corredores Verdes - Percurso 2   
    - Corredores Verdes - Percurso 3   
    - Corredores Verdes - Percurso 4   
    - Corredores Verdes - Percurso 5   
    - Corredores Verdes - Percurso 6   
    - Corredores Verdes - Percurso 7   
    - Corredores Verdes - Percurso 8   
    - Corredores Verdes - Percurso 9   
    - Corredores Verdes - Percurso 10   
    - Corredores Verdes - Percurso 11   
    - Corredores Verdes - Percurso 12   



PATRIMÓNIO 

O Património é parte integrante de um conjunto de aspectos que caracterizam e definem a identidade de um povo.
Não se deve entender como património apenas o monumento em si mas, com igual relevância, o conjunto, o sítio, constituídos por diversos espaços e edifícios, com uma determinada estrutura organizacional, revelando desta forma as características vivenciais do espaço construído.
Um dado inquestionável é o facto de os valores patrimoniais presentes em qualquer território serem um dos seus mais importantes recursos. Assim sendo, existe uma necessidade premente de proceder à identificação e inventariação dos mesmos, à classificação dos imóveis de maior interesse, quer pelas suas características únicas quer pela sua relevância enquanto exemplar de uma época e/ou de um determinado estilo arquitectónico. Além da identificação e da inventariação é necessária a criação de um instrumento regulamentar capaz, de forma a ser possível levar a cabo uma protecção efectiva do património.
Esse é o principal objectivo a alcançar com a elaboração da Carta Patrimonial concelhia: a criação de um instrumento de trabalho eficaz que permita uma boa gestão e consequente protecção eficiente dos bens patrimoniais existentes no território concelhio.

Este ficheiro disponibiliza um extracto da Carta Patrimonial concelhia, instrumento de trabalho eficaz que permita uma boa gestão e consequente protecção eficiente dos bens patrimoniais existentes no território concelhio. 



AMBIENTE 

A correcta Gestão de resíduos é fundamental na preservação de recursos. As opções individuais e/ou colectivas são decisivas para que o sistema de gestão se revele eficiente e eficaz numa perspectiva de sustentabilidade económica e ambiental.
A diminuição dos resíduos produzidos é essencial, contudo, não é de descorar a sua reutilização e/ou encaminhamento para a reciclagem. Neste sentido, a utilização dos ecopontos afigura-se como primordial para se atingir este último objectivo.
A utilização dos SIG (Sistemas de Informação Geográfica) como metodologia no apoio à decisão é fundamental e cada vez mais importante no estudo e análise do território contribuindo para o seu melhor conhecimento. Deste modo, permitem uma melhor optimização de recursos contribuindo-se também, desta forma, para a melhoria da qualidade ambiental e qualidade de vida das populações.
O conhecimento da localização destas estruturas possibilita ao cidadão adoptar comportamentos adequados permitindo atingir sucesso na política de gestão de resíduos.
Este link disponibiliza informação sobre a rede de ecopontos do Município de Barcelos.



REDE VIÁRIA 

Este link disponibiliza informação sobre a rede viária do Município de Barcelos agrupada por categorias.



BARCELOS  3D 

Este link explora a funcionalidade de três dimensões do Google Earth™. Para melhor visualização certifique-se que se encontra ligado o grupo terreno no Google Earth.



7 MARAVILHAS 

Sendo o concelho de Barcelos rico em Património, seria impraticável submeter todos os monumentos do concelho a este escrutínio. A escolha das Sete Maravilhas de Barcelos será efectuada a partir de um conjunto de monumentos cujas qualidades arquitectónicas, artísticas e valor histórico, os tornem potenciais símbolos de Barcelos.

Foi elaborada uma primeira lista de 117 sítios, onde foram incluídos todos os monumentos classificados, bem como todos aqueles com reconhecida monumentalidade. Destes, foram escolhidos quarenta e sete monumentos, cujas qualidades combinadas de antiguidade, monumentalidade, valor artístico e potencial turístico os tornam dignos representantes do passado patrimonial e da História e Cultura de Barcelos.

FASE I – De 23/06 até 14/07/2008

• Apresentação pública do projecto em conferência de imprensa (23/06/2008) e início da votação, com a escolha das 14 maravilhas finalistas de um conjunto de 47 hipóteses.

www.7maravilhas.maisbarcelos.pt

Nota: A informação geográfica disponibilizada está sujeita a alterações sem aviso prévio podendo ter pouca precisão ou estar desactualizada.