Turismo no Espaço Rural

O Turismo no Espaço Rural assume-se como uma modalidade de turismo capaz de proporcionar um contacto directo com a natureza, a agricultura e a cultura local, através de uma hospitalidade personalizada num ambiente rural e familiar.

No concelho de Barcelos este conceito é bastante evidente nas inúmeras unidades de turismo no espaço rural existentes: quatro casas de turismo de habitação, nove casas de campo e uma casa de agro-turismo. O ambiente envolvente a estes espaços é, sem dúvida, propício à tranquilidade e ao bem-estar de que necessita.

O Turismo de Habitação caracteriza-se por solares, casas apalaçadas ou residências de reconhecido valor arquitectónico, com dimensões adequadas, mobiliário e decoração de qualidade. As Casas de Campo são casas situadas em zonas rurais que prestam um serviço de hospedagem, podendo ser ou não a habitação própria dos seus proprietários. O Agro-turismo caracteriza-se por casas integradas numa exploração agrícola, em que os turistas podem participar nos trabalhos agrícolas, como forma de actividade de animação complementar.