Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Cultura portuguesa marca último mês do ano

Cultura portuguesa marca último mês do ano

Neste mês de dezembro, o Teatro Gil Vicente vai acolher espetáculos de teatro, música e dança e ainda as habituais sessões de cinema.
A primeira semana do mês será repleta de música. Primeiro com o Projeto Artístico, no dia 3, que volta assim à carga com a Noite de Fados, numa organização da Casa da Juventude, a partir das 21h30, e depois com o concerto da banda barcelense Ratere, no dia 7, a partir das 22h.

Na programação da ZOOM – Associação Cultural, destaque para o cinema português, com a exibição de “Cartas de Guerra”, de Ivo M. Ferreira, no dia 7, e do filme póstumo de José Fonseca e Costa, “Axilas”, no dia 15. As sessões começam, como sempre, às 21h30. Além disso, já bem perto do Natal, no dia 22, haverá a comemoração d’O Dia Mais Curto com a projeção de filmes infantis à tarde (15h), com entrada livre, e curtas-metragens à noite (21h30).

A Academia de Teatro de Barcelos volta a subir a cena com a peça “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett, no dia 10 de dezembro, às 21h30. No dia seguinte é a vez da companhia TPCzinho apresentar o espetáculo “Espírito de Natal”, às 16h. No fim de semana seguinte, a 16 de dezembro, o Instituto Autodidata de Estudos Superiores do Minho apresenta uma peça alusiva às festividades com o título “O Natal de Hoje e Sempre”, a partir das 21h30. Os dias 17 e 18 ficam reservados para os mais pequenos com a encenação “Um Conto de Natal”, que alia representação e música, pelo grupo Art’ É Vida e de “A Bela Adormecida”, pelos Rituais Dell Arte.

Por fim, a dança ocupa os últimos dias do ano na programação do Teatro Gil Vicente. Na véspera da noite de Natal, a ARCA traz a palco um espetáculo de dança intitulado “Viagem de Sofia”, a partir das 21h, e no dia 29 o Coletivo Haja Ânimo repete a homenagem a Vergílio Ferreira, “Cartas a Sandra”, depois do sucesso da primeira apresentação.

classificado em: