Você está aqui: Entrada Notícias Notícias em rodapé Câmara promove atividades na Semana do Ambiente

Câmara promove atividades na Semana do Ambiente

A Câmara Municipal de Barcelos vai promover, entre 2 e 8 de junho, várias atividades relacionadas com a natureza, no âmbito da Semana do Ambiente, que visam, essencialmente, dar a conhecer as potencialidades do património ambiental através de uma vertente lúdica.

No dia 2 de Junho, a partir das 8h30, vai decorrer a 4.ª Caminhada Ecológica “Pelas margens do Rio Neiva”, descendo até Panque ao longo de dez quilómetros, num percurso pedestre que deverá durar cerca de três horas. O ponto de encontro será na Avenida da Liberdade, seguindo-se o transporte de autocarro até Balugães e que é assegurado aos inscritos pela organização.
No dia seguinte, também a partir das 9h30, decorre a já tradicional descida do Rio Cávado em canoa, com início em Areias de Vilar (junto ao açude) e termina no areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de sete quilómetros e estima-se o tempo de descida em três horas. A inscrição assegura, além das canoas, um seguro de acidentes pessoais, coletes a todos os participantes e reforço alimentar no final da atividade. O ponto de encontro será junto à sede da Associação Amigos da Montanha, onde os participantes partem em transportes da organização para Areias de Vilar.
“Barcelos Cuida do Rio” acontece no dia 5 de junho, às 14h00, uma iniciativa de sensibilização aberta a toda a população, que tem como objetivo principal abordar o impacto de plantas invasoras, em particular o jacinto-de-água, e o papel ativo do Município de Barcelos na defesa do Rio Cávado.
Os participantes terão ainda a oportunidade de fazer um passeio interpretativo, de barco, com o apoio das corporações de bombeiros do concelho. O ponto de encontro será na Avenida da Liberdade e tem como destino Areias de Vilar.
A Semana do Ambiente continua no dia 6 de maio, no Teatro Gil Vicente, com um concerto de Filipe Pinto, que apresentará “O Planeta Limpo”, projeto literário e musical de educação ambiental. O espetáculo, com início às 14h30, é dirigido a crianças e consiste numa adaptação para teatro dos textos da autoria de Narciso Moreira e Filipe Pinto, no livro homónimo, tocando em questões tão relevantes como os solos, a água, reciclagem e florestas. À noite, pelas 21h30, a semana ambiental chega aos ecrãs através da exibição da curta-metragem “Cinema Ambiental” filme documental resultante do CineEco-Seia,  Festival Internacional de Cinema da Serra da Estrela.
Para concluir a programação da Semana do Ambiente, no dia 7 de maio, às 14h00, decorre a visita ao Aterro Sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado (Resulima).
No dia 8, às 9h30, realiza-se a visita À Estação de Tratamento de Água – Águas do norte (Areias de Vilar). Ambas as visitas têm concentração na Avenida da Liberdade e transporte assegurado.
Durante os dias 4 e 24 de Junho, inserido na Semana do Ambiente estará presente na Sala Gótica a exposição “Fotografia Ambiental”.
Tanto para a descida do rio, como para a caminhada ecológica, a inscrição é gratuita mas deverá ser efetuada através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt indicando nome, contacto telefónico e data de nascimento.
Para assistir a qualquer uma das atividades gratuitas no Teatro Gil Vicente deverá reservar bilhetes através do email tgv@cm-barcelos.pt.
No âmbito da Semana do Ambiente realiza-se no dia 2 de junho, às 9h00, a Feira Quinzenal de Produtos Biológicos no Campo 5 de Outubro (Jardim Velho).