Este evento cultural aposta na fusão de sonoridades de Blues, Soul Music e Funk, e volta a colocar Barcelos na rota dos festivais musicais de cariz urbano, contemporâneo e cosmopolita.
No dia 29, o River Blues traz a banda portuense Minneman Blues Band, a banda de Wolfram Minnemann que pratica um estilo bem personalizado de blues, com laivos de boogie-woogie e honky-tonk do seu piano, juntamente com uma invulgar expressividade vocal.
No dia 30, o palco está reservado para Jean Paul Rena que, desde cedo, descobriu o blues como percurso musical. Ainda neste dia sobem ao palco os barcelenses L-Blues, uma banda com origem no projeto “Guitarras de Manhente” em 2010, em que o folk, o country, os blues e o rock caminham lado a lado nas opções desta banda.
O local escolhido – o palco sobre o Rio Cávado, instalado em Barcelinhos – além de propiciar um cenário de grande beleza natural e patrimonial, pretende fazer um reaproveitamento mais racional do palco que recentemente recebeu o Festival de Folclore do Rio.
O festival River Blues é organizado pela Câmara Municipal de Barcelos em parceria com a Eventos David Martins.
Todos os concertos têm entrada gratuita.