Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Setembro O design como reinvenção da olaria

O design como reinvenção da olaria

A Câmara Municipal de Barcelos inaugura no próximo sábado, 29 de setembro, na Sala da Capela do Museu de Olaria, a exposição do designer e criativo André Teoman, intitulada “Tesouros de Barro”, que estará patente até 31 de dezembro.

As peças em barro incluídas nesta exposição retratam pequenas histórias de caça ao tesouro, mapas misteriosos que saem de dentro de garrafas de cor verde, palas dos piratas a tapar-lhes o olho, a perna de pau, imagens fortemente ligadas  ao imaginário infantil.

O barro é um tesouro escondido, revelador de riqueza e identidade cultural e evidencia uma tradição em extinção, a técnica de olaria ancestral.

Teoman homenageia também o conhecimento e habilidade dos oleiros de Barcelos e alia, por isso, a técnica da roda com o figurado, pouco comum na atividade de olaria.

Os objetos são importantes na medida em que são fontes de memórias, de associações, de interrelações, além da utilidade e aparência, tidas como prioritárias. Muitas vezes tornam-se tesouros, porque a eles estão associados momentos únicos de felicidade, sentimentos especiais, pequenas histórias.

No mesmo dia, os alunos do Mestrado em Design e Desenvolvimento do Produto da Escola Superior de Design do IPCA expõem peças de cerâmica utilitária baseada na herança cultural da olaria regional (barros vermelho e preto) da sub-região do Cávado, no átrio da Sala da Capela do Museu de Olaria.

A exposição tem como objetivo demonstrar o potencial do design como catalisador para o reconhecimento do legado regional (humano, técnico e cultural) e acrescento de valor através de novas abordagens.