Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Maio 'Desporto na Praça' traz os ginásios às ruas de Barcelos

'Desporto na Praça' traz os ginásios às ruas de Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos, no âmbito do Projeto Barcelos Saudável, promove o programa 'Desporto na Praça', entre 2 de junho e 20 de julho, no Campo 5 de Outubro (Jardim Velho), numa iniciativa que pretende trazer os ginásios às ruas da cidade.

Ao longo de quase dois meses, os barcelenses poderão usufruir de um conjunto diversificado de aulas e atividades desportivas, gratuitas, ao ar livre e para todas as idades. Para isso, basta ir equipado e participar!

O objetivo principal desta iniciativa é aumentar a quantidade e a qualidade do índice de atividade física praticado da população, agora que as condições climatéricas são favoráveis.

O Barcelos Saudável é um projeto da Câmara Municipal de Barcelos que pretende promover a prática de atividade física junto dos cidadãos, disponibilizando, durante todo o ano, apoio técnico gratuito.

Entre as várias dinâmicas do projeto, salientam-se a implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida, havendo para o efeito um gabinete de apoio, que se encontra aberto de segunda a sexta, das 18h às 20h, no Pavilhão Municipal de Barcelos, para prestar todo o tipo de apoio técnico às pessoas que queiram praticar desporto no parque da cidade. Para além de uma avaliação física inicial, da prescrição e monitorização de todo o treino, os utentes deste gabinete podem também usufruir de médico e do uso das instalações do Pavilhão para banho e guarda dos seus pertences.

O programa “Sénior Saudável” oferece um conjunto amplo de atividades destinadas aos seniores, inspirando-se nas orientações definidas pela Organização Mundial de Saúde para o movimento das Cidades Saudáveis, onde é atribuído um papel central à promoção do envelhecimento ativo e saudável como uma responsabilidade partilhada entre os vários sectores da sociedade. Dentro deste programa, incluem-se o Boccia Sénior, a Hidro Sénior e o Sénior Ativo.

Para combater a obesidade infantil, às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, as crianças e adolescentes dos 7 aos 11 anos têm a oportunidade de frequentar aulas de atividade física e desportiva, no Pavilhão Municipal, numa iniciativa do Barcelos Saudável e o Hospital Santa Maria Maior.

Os técnicos do Barcelos Saudável dão apoio a eventos desportivos que decorrem no concelho, sempre que solicitados pelas juntas de freguesia, associações e instituições, mas também dinamizam eventos próprios como a Galofit, a Caminhada nas Margens do Cávado e o RunFun Figurado.