Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2018 Julho Festival do Rio apresenta espetáculos no centro da cidade

Festival do Rio apresenta espetáculos no centro da cidade

O melhor do folclore do mundo está presente na 38.ª edição do Festival do Rio, organizado pelo Grupo Folclórico de Barcelinhos, evento que, este ano, apresenta como novidade espetáculos no centro da cidade.

Os grupos do Taiti e da República Checa já atuaram, no dia 24, no palco instalado no Jardim das Barrocas. No dia 25, é a vez dos conjuntos do Brasil e Colômbia. No dia 27, sexta-feira, apresentam-se os representantes da República da Buriácia (da região da Sibéria, Rússia) e do Japão. Por fim, no dia 29, sobem ao palco os grupos da Alemanha e das Canárias.

Os espetáculos são de entrada livre e começam às 21h30.

Os concertos no Jardim das Barrocas configuram uma oportunidade para a população do concelho assistir às performances dos grupos internacionais, aproveitando o potencial humano e cultural que se encontra em Barcelos e, simultaneamente, dinamizar o centro da cidade.

O objetivo passa, igualmente, por divulgar e promover o Festival do Rio, sobretudo nos dias que antecedem a gala, ponto alto do evento, a realizar-se no dia 28, às 21h30, no palco montado em cima do Rio Cávado, junto à Ponte Medieval.

Na Gala do Festival do Rio irão estar representados dez países: Portugal, Argentina, Alemanha, Colômbia, Brasil, Buriácia, Taiti, Japão, República Checa e Canárias.

Contudo, no festival, que já se desenrola desde o passado dia 20 e só termina no próximo dia 9 de agosto, vão participar grupos de outras nacionalidades. A partir de domingo, começam a partir alguns grupos e a chegar outros, que irão atuar na 36.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos.

No dia de abertura da Mostra de Artesanato, 3 de agosto, vão atuar grupos do Taiti, Chile e Rússia; no dia 6, da Sérvia e da República Checa; no dia 7, da Guiné-Bissau e Argentina; por fim, no dia 9, da Polónia e Colômbia.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, salienta que, “para o Município de Barcelos, é uma honra ser parceiro desta iniciativa, que projeta Barcelos além-fronteiras” e que “a prova disso são os 600 elementos de grupos folclóricos de outros países que cá estarão a partilhar da nossa cultura e levarão um bocadinho de Barcelos no seu coração”.