Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2016 Outubro Galo de Ouro atribuído a 7 restaurantes no 11º Concurso Galo Assado

Galo de Ouro atribuído a 7 restaurantes no 11º Concurso Galo Assado

Chegou hoje ao fim o 11º Concurso Galo Assado que se realizou ao longo deste fim de semana em catorze restaurantes do concelho.

O júri, composto pelos conceituados Chefes Hernâni Ermida, Chefe Vinagre e pelo Eng. Alfredo Pereira, especialista em Certificação de Produtos Alimentares, atestou da excelência das composições com Galo Assado colocadas a concurso pelos restaurantes barcelenses, no âmbito do 11º concurso do Galo Assado.

Várias foram as unidades que este ano elevaram a fasquia e conquistaram o título de Galo de Ouro, foram sete as que atingiram um nível considerado de excelência, em termos gastronómicos, atendendo à qualidade da peça, sabores, recriação do Galo da Lenda. Por sua vez, na categoria imediatamente a seguir foram seis os restaurantes que arrecadaram o Galo de Prata e apenas uma unidade ficou na categoria de Galo de Bronze.

É a primeira vez que o número de Galos de Ouro supera as demais categorias, o que demonstra o forte investimento que as unidades de restauração têm efetuado neste prato. Nenhuma unidade desceu de categoria relativamente ao ano transato.

O Galo Assado tem vindo a afirmar-se como um prato de exceção. O facto de estar associado a um contexto histórico e simbólico ímpar, Lenda do Galo de Barcelos e a peregrinação a Santiago de Compostela, tem potenciado a sua cada vez maior implementação e aposta por parte das unidades de restauração que têm afirmado o “ galo assado à moda de Barcelos” como uma das iguarias chave do território barcelense.

O júri distinguiu ainda o restaurante Galliano com o Prémio da Melhor Figuração alusiva à Lenda do Galo, face à composição apresentada; o Restaurante Pedra Furada com o Prémio Especial do Júri, pela excelência da peça; e uma menção Honrosa ao Restaurante Manhoso pela mesma razão.

Prémios:

CATEGORIA: GALO de OURO


Galliano

Galo de Barcelos

Pedra Furada

Galo Recheado Assado à moda de Barcelos

Vera Cruz

Galo à nossa moda

Manhoso

Galo Assado

D. Carlos

Galo Recheado no Forno

Casa Dos Arcos

Galo Recheado no Forno

Chuva

Galo à Tia Alice

 

CATEGORIA: GALO DE PRATA


Pérola

Galo assado em forma de Barro

Três Marias

Galo enforcado com farofa

Babette

Galo Assado com recheio e puré de Maça

Muralha

Galo Assado recheado com castanhas à peregrino

 

Cantinho d´Armanda

Galo no forno com recheio de castanha e arroz de chouricinho

Solar Real

Galo recheado à Solar

 

 

CATEGORIA:  GALO DE BRONZE

 

Taberna do Armindo

Galo à Taberna

classificado em: