Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2017 Janeiro 800 Empresas barcelenses garantem mediação de conflitos de consumo

800 Empresas barcelenses garantem mediação de conflitos de consumo

Mais de 800 empresas de Barcelos aderiram ao Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo, tornando Barcelos o concelho onde se registou o maior número de adesões. Os certificados e os dísticos serão entregues no próximo 27 de janeiro, às 10h30, no Auditório dos Paços do Concelho, pelas mãos do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

O CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo é um meio de resolução extrajudicial de litígios (RAL). No concelho de Barcelos, a adesão das empresas tem sido massiva e abrange várias áreas do consumo e dos negócios como a indústria têxtil, prestação de serviços, comércio a retalho de vestuário, restauração e bebidas, alojamento local e hotelaria, entre outros. Para aderir ao CIAB, basta preencher o formulário disponível no sítio online e enviá-lo, devidamente preenchido, para os contactos disponíveis.

Todas as empresas afetas ao Centro serão obrigadas a colocar o dístico do CIAB num local visível à entrada do(s) estabelecimento(s), permitindo ao consumidor a identificação e salvaguardando os seus interesses e direitos. As reclamações devem ser submetidas no Balcão Único do Município de Barcelos, entre as 9h e as 17h dos dias úteis, que posteriormente formalizará o envio ao CIAB através de uma plataforma própria.

A adesão plena ao Centro não implica qualquer custo e assegura consultoria e mediação à empresa em caso de situações de conflito de consumo através de equipas de profissionais, incluindo juristas, que garantem resposta a todas as questões ou reclamações enviadas pelos clientes. O principal objetivo é estabelecer um acordo entre ambas as partes sempre que possível, evitando, dessa forma, recorrer a instâncias judiciais.