Você está aqui: Entrada Notícias Arquivo de Notícias 2013 Novembro Quadrilátero Urbano define estratégias para a criação de um sistema integrado de transportes

Quadrilátero Urbano define estratégias para a criação de um sistema integrado de transportes

O Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização, lançou, em finais de 2010, o Estudo de Mobilidade Integrada no âmbito das quatro cidades que o integram – Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. O Estudo incluiu, em 2012, inquéritos às populações, tendo como objetivo a construção de soluções integradas que assegurem eficiência, segurança e sustentabilidade na mobilidade das pessoas entre os quatro municípios, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região.

Sendo uma plataforma de identificação, análise e conceção de orientações estratégicas para a criação de sistema integrado de transportes na área geográfica do Quadrilátero, o Estudo aborda várias temáticas no âmbito do planeamento territorial e de transportes, visando conhecer as dinâmicas instaladas em cada concelho e lançar uma estratégia comum para o desenvolvimento global do território, tendo em conta as especificidades de cada município e a heterogeneidade na ocupação do mesmo território.

Os trabalhos de elaboração do estudo organizam-se em quatro fases de acordo com o seguinte faseamento: Fase I – Preliminar (Prep. Trabalhos de Campo); Fase II – Caraterização e Diagnóstico; Fase III – Definição de Estratégia (fase atual); Fase IV – Final (Síntese).

Na fase em curso, estão a ser definidas estratégias de desenvolvimento de orientações e propostas de atuação, que contam com o envolvimento e a participação das várias entidades que desenvolvem a sua atividade neste território.

Assim e dando seguimento aos trabalhos desenvolvidos na etapa de Caracterização e Diagnóstico (Fase II), o Município de Barcelos organiza no próximo dia 18 de novembro, pelas 10h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos uma sessão de consulta local do Estudo de Mobilidade Integrada do Quadrilátero Urbano.

A sessão será aberta pelo vereador Alexandre Maciel, sendo apresentado, de seguida, o Estudo de Mobilidade – Caraterização e Diagnóstico.

As outras sessões locais realizam-se no dia 19, em Braga, e no dia 20 em Famalicão.

No dia 22, às 14h30, realiza-se no Estádio Cidade de Barcelos um workshop participativo do Estudo, com todos os envolvidos nas reuniões locais, com vista à apresentação e recolha de contribuições que permitam perceber as necessidades específicas de cada atividade, em termos de mobilidade e acessibilidade.

classificado em: