Geminações/Acordos de cooperação

GeminaçõesEncorajar a participação dos cidadãos na construção europeia e facilitar a sua aproximação é, hoje em dia, um objectivo importante das instituições europeias. Assumem, assim, grande importância os milhares de encontros realizados cada ano no quadro das geminações das cidades de forma a avançarmos para a realização de uma verdadeira Europa dos cidadãos. As geminações dão uma dimensão humana à Europa de hoje e beneficiam novas possibilidades de ofertas da Europa sem fronteiras.

As geminações são parcerias formalizadas por municípios que decidem tornar pública a sua união e, numa perspectiva transnacional, promovem a troca de conhecimentos e experiências. É um desejo de abertura aos nossos vizinhos que nos são semelhantes e demonstrar por meio de amizade e intercâmbio que aquilo que nos aproxima é mais forte do que aquilo que nos separa.

Geminar cidades deve ser um processo activo de aproximação efectiva entre os cidadãos, incentivando, desta forma, o relacionamento cultural, científico, desportivo, comercial e industrial entre as respectivas cidades e instituições.

A escolha da cidade "gémea" assenta, geralmente, em afinidades geográficas, económicas, populacionais ou culturais. Uma geminação pode emanar de uma associação, de um grupo de jovens ou até mesmo de um particular, no entanto e compreensivelmente, todo o processo deve ser centralizado no município.