MATMATIKAR

O MATMATIKAR tem como objetivo promover o interesse e o gosto pela Matemática. Desta forma, propõe-se um conjunto de oficinas que possam aproximar todos os intervenientes da Matemática, de uma forma lúdica e divertida, e que, ao mesmo tempo, possam ajudar alunos em dificuldades específicas de aprendizagem.

Oficinas:

Um país sem números” – Euclides chega a um país onde a Matemática ainda não existia. O que irá acontecer? Problemas, desafios, soluções e aventuras geométricas irão fazer parte desta oficina. Aventura-te nesta viagem com personagens de encantar e muita Matemática à mistura. Indicada para o 1.º ano.

“Bingo MatMátiko” – Os alunos jogam ao Bingo, um jogo tradicional e muito apreciado por muitas crianças em todo o mundo. Só que neste são sorteadas operações (adição ou subtração), devendo os alunos procurar no seu cartão de Bingo se têm o número correspondente. Indicada para o 1.º ano.

“Fração à Fatia” – Os pequenos pizzaiolos devem fazer bases para pizas, em barro, e cortá-las em fatias iguais. Porém, cada pizza poderá ser cortada em diferentes números de fatias. A partir daqui, trabalha-se a noção de fração e de frações equivalentes. Indicada para o 2º/3.º anos.

Disco de Newton” – O físico e matemático inglês, Sir Isaac Newton, descobriu, através de experiências com prismas, que a luz branca do Sol é composta pelas cores do arco-íris. Sim! A luz é um arco-íris e podemos fazer na escola…vamos lá experimentar!! Indicada para 2.º e 3.º anos.

“O Lago dos Polígonos” – Convidamos os nossos cisnes a dançar ao som do Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, criando coreografias, enquanto usam cordas para formar polígonos e estabelecer relações entre perímetros e áreas de desses polígonos. Indicada para o 3.º ano.

O Número de Ouro” – Matematicamente falando, a proporção áurea, número perfeito ou ainda chamado número de Ouro é 1,6180339887. Introdução ao número perfeito, explorando a sua descoberta e a sua curiosa permanência em várias áreas, como a Matemática, a Arte, a Biologia, a Arquitetura e a Astronomia. Vamos descobrir!! Indicada para o 4.º ano

Às voltas com o π” – Os alunos percorrem o espaço escolar, munidos de uma fita-métrica e de um paquímetro gigante, para medir áreas e perímetros de vários objetos circulares. Vamos à descoberta da constante de π. Indicada para o 4.º ano

As sessões destinam-se a turmas do 1.º ciclo dos Agrupamentos do concelho de Barcelos e serão implementadas nas escolas, em contexto de turma, numa sessão de duração aproximada de 60 minutos.

É gratuito, com inscrição obrigatória através do link: https://forms.gle/e9aHeLTBTxhWEC1k8 

2024 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DSIMA