O Município de Barcelos vai criar o Conselho Municipal de Desporto, um órgão consultivo que promoverá a análise e o debate participado, tendo em vista a implementação de políticas desportivas de acordo com a vontade, os meios, a racionalidade de aplicação dos recursos e o empenho dos agentes desportivos concelhios e dos responsáveis municipais.
O executivo camarário deu início ao processo, deliberando, na reunião ordinária realizada no dia 23 de abril, propor à Assembleia Municipal a criação deste órgão consultivo do desporto, bem como o respetivo regulamento interno.
A Câmara Municipal justifica a criação do Conselho Municipal de Desporto, tendo como fundamento a importância que o desporto assume no contexto social atual, no que diz respeito à criação de hábitos de vida saudáveis e na conquista de uma melhor qualidade de vida.
As associações desportivas desempenham uma importante função social, não só na contribuição para o desenvolvimento do desporto, mas também pelo que disponibilizam em termos de lazer e ocupação dos tempos livres, nomeadamente, das camadas mais jovens.
Pretendendo o Município reforçar o fomento da prática desportiva, através da concertação de iniciativas, da participação ativa dos representantes do movimento associativo desportivo do concelho, torna-se indispensável a criação de um espaço de debate e de diálogo sobre as orientações da política desportiva municipal.