A Câmara Municipal de Barcelos aprovou o lançamento do concurso público para a execução do projeto que vai implementar o “Passadiço Pedonal ao longo da margem direita do Rio Cávado, entre a Frente Ribeirinha de Barcelos e a zona da Quinta do Brigadeiro – 1.ª Fase”, consistindo na criação de uma via pedonal, em plena cidade de Barcelos, numa extensão de 1.353 metros.
O projeto será construído quase todo em terrenos de domínio público, tendo apenas uma parcela pertencente a particulares da qual foi feita escritura de constituição de servidão administrativa a favor do Município.
Com um valor base de 1.861.131,62€, IVA incluído, e um prazo de execução de 450 dias, o projeto constitui a primeira fase de um percurso mais amplo que, numa segunda fase, abarcará 1.748 metros de extensão, na concordância com a frente ribeirinha da cidade de Barcelos e até à Quinta do Brigadeiro.
A operação integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) Barcelos 2020, na PI 4.5 (Mobilidade Sustentável), tendo um apoio financeiro do FEDER, já aprovado, de 1.173.076,80€. Tem como objetivo específico promover a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável, num quadro mais amplo de descarbonização das atividades sociais e económicas e de reforço das cidades enquanto espaços privilegiados de integração e articulação de políticas e âncoras de desenvolvimento regional.
O projeto do passadiço terá uma área de intervenção de 27.000 metros quadrados, dos quais 26.663,70 metros quadrados se situam em espaço público, articulará com a rede de ciclovias com vários troços e que têm como principal enfoque o núcleo urbano central.