A Galeria Municipal de Arte de Barcelos tem patente, até 18 de janeiro de 2021, a exposição “Lourdes Castro: A vida como ela é”, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Fundação de Serralves,
A mostra apresenta trabalhos da artista produzidos desde a década de 1960, em diversos meios (edições, desenho, bordados, plexiglass), em nome próprio e com outros artistas, que sublinham a importância, na sua prática artística, das colaborações e da relação entre arte e o quotidiano.
A exposição foi inaugurada na quinta-feira, 12 de novembro e, devido às restrições em termos de ocupação de espaços fechados, contou apenas com a presença dos curadores da exposição, Isabel Braga e Ricardo Nicolau, da Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.
Para a Vereadora da Cultura, “esta exposição, que cruza o intemporal com a maior atualidade, retrata os tempo difícil e atípico que vivemos”. “Aqui a figura exemplar da criação artística não se define por tempos e contextos; acima de tudo, a mensagem que passa é a de que, independentemente da crise global que vivemos, o necessário e importante é viver”.
Por sua vez, Ana Pinho, Presidente da Fundação Serralves, agradeceu todo o apoio dado pelo Município de Barcelos e lembrou que “esta é já a sétima exposição do Município de Barcelos em parceria com Serralves”. Estas exposições itinerantes, sublinhou, são “uma oportunidade de trazer Serralves à comunidade”.