O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos visitou as instalações do Covid-drive, centro de testagens em modo ‘drive-thru’, situadas no Estádio Cidade de Barcelos.
O ‘covid-drive’ resulta de um protocolo entre a ARS-Norte e o laboratório Germano de Sousa e conta com o apoio do Município de Barcelos, indo ao encontro às necessidades manifestadas pelas entidades de saúde pública concelhias. A autarquia presta apoio com equipamento técnico e disponibilizando uma área completamente isolada da área desportiva, no Estádio Cidade de Barcelos.
O centro de testagens é destinado a utentes com prescrição médica, emitida por entidades de saúde, pública ou privada e também a quem tiver sintomas e quiser ser testado.
Desde o início, há duas semanas, o serviço já realizou 1400 testes. Os utentes acedem ao local de carro e, sem saírem das viaturas, é-lhes feita a recolha por técnicos de saúde. Está em funcionamento de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e aos domingos, das 10h00 às 16h00.
Ainda, no âmbito das necessidades das autoridades de saúde, o Município disponibilizou um espaço ao ACES Cávado III no edifício da Câmara Municipal para atendimento telefónico das pessoas em vigilância devido à doença Covd-19, permitindo ampliar o número de linhas já instaladas pelas autoridades de saúde e contribuir para um melhor e mais célere atendimento e capacidade de reação.
No âmbito distrital foi reativado na segunda-feira, 23 de novembro, uma unidade de retaguarda distrital localizada no hotel João Paulo II, em Braga, com capacidade para 70 camas. Nesta primeira fase vai funcionar como apoio aos hospitais, com o objetivo de libertar camas para os doentes que inspirem mais cuidados.
Na unidade de retaguarda ficarão os doentes que não precisam de internamento hospitalar, existindo uma ala para cidadãos acamados e outra para os que têm autonomia em termos de mobilidade.