O Município de Barcelos assinala o Dia Internacional dos Arquivos, que se comemora a 9 de junho, este ano em moldes diferentes dos anos anteriores devido à pandemia COVID-19.
Com o tema “Capacitar sociedades do conhecimento”, o Município de Barcelos comemora a efeméride através da partilha da memória coletiva e do património cultural com a divulgação de documentos, destacando-se dois grandes testemunhos históricos sobre Barcelos: o Foral Manuelino de 1515 e o Primeiro Livro de Atas da Câmara de 1628. Este acervo, com componente gráfica e textua,l integra a coleção do Arquivo Histórico de Barcelos.
Os Arquivos são o pilar fundamental na construção de uma sociedade democrática, que privilegia o respeito pelos direitos dos cidadãos, o acesso à informação e a salvaguarda da memória coletiva da cidade e do concelho, numa ótica de transparência, inovação, qualidade e aproximação aos cidadãos, em conformidade com a Declaração Universal sobre os Arquivos, aprovada na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (17 de Setembro de 2010), em Oslo, e na 36ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em Paris.