O Município de Barcelos volta a associar-se às Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se realiza nos dias 17 e 18 de abril, este ano subordinado ao tema “Património Partilhado – Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada”.
As comemorações serão adequadas às contingências do Estado de Emergência.
Respondendo ao desafio da Direção Geral do Património Cultural, Barcelos privilegiará a partilha da Memória e a fruição do Património Cultural através de atividades nas redes sociais, com a divulgação de fotografias antigas comentadas, a exploração virtual de sítios, a partilha de conteúdo audiovisual histórico e a realização de um encontro online sobre Património.
Assim, nos dias 17 e 18 de abril será divulgado material fotográfico e audiovisual ao público nas redes sociais, acompanhado de contextualização e interpretação, com o propósito de dar a conhecer elementos patrimoniais concelhios ignotos, mas também suscitar os comentários e o diálogo. Os eventos serão publicados em sucessão na página Facebook do Grupo Alcaides de Faria: https://www.facebook.com/alcaidesdefariablog/
No dia 18, às 22h00, regressa uma das atividades mais solicitadas pelo público: a Arqueologia à Noite.
Na impossibilidade de se realizarem ajuntamentos, a equipa de Arqueologia e Património Histórico da Câmara Municipal de Barcelos vai cumprir o distanciamento social, aproximando os participantes através da tecnologia, com a realização de um direto nas redes sociais sobre epidemias e pandemias no nosso território. Assista à iniciativa em direto em https://www.facebook.com/events/883869202088052/.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) e aprovado pela UNESCO, com o objetivo de promover o património e sensibilizar o público para o esforço global despendido na proteção das heranças patrimoniais culturais.