Popular, tradicional e engraçado, é este o intuito do Carnaval popular de Barcelos, onde se dá largas à imaginação e se aposta na crítica social e política, com muito humor e criatividade, nos 50 carros alegóricos e mais de dois mil figurantes que percorrerão as principais ruas da cidade, naquele que é considerado o maior Carnaval popular do país.
Durante cinco dias, entre 21 a 25 de fevereiro, o Município tem preparado um vasto programa de comemorações que alude ao tradicional entrudo do norte do país. Longe dos ritmos sambistas e das máscaras venezianas, o Carnaval barcelense ancora-se nas profundezas da tradições regionais com o folclore, os gigantones e o figurado a saírem vitoriosos e com o melhor da sátira popular a sair às ruas.
Entre os dias 21 e 25, o centro histórico da cidade acolhe várias atividades, incluindo a Feira do Fumeiro que se vem tornando habitual ao longo dos últimos anos. Os mais novos apresentam o Desfile das Escolas no dia 21, de manhã e, no dia 23, cabeçudos e gigantones desfilarão pelas principais ruas da cidade.
Já a festa de arromba para os adultos acontece na noite de 24 com a realização do Concurso de Máscaras e do Baile de Carnaval pela Banda “4 Mens”, na Avenida da Liberdade, a partir das 21h30. Às 23h30, todos os caminhos vão ter ao Pavilhão Municipal, onde está preparada uma grandiosa noite de Carnaval, com Dj´s convidados e um desfile para premiar os melhores disfarces individuais e de grupo. A entrada é gratuita.
O ponto alto das comemorações é o tradicional Cortejo de Carnaval Popular, promovido pelas associações do concelho, que atravessa a Avenida da Liberdade no dia 25 de fevereiro, a partir das 15h, e culmina com um espetáculo musical pela banda “SóPodia”.