De 8 a 10 de novembro, entre Barcelos e Gaia, os amantes do desporto automóvel poderão recuar na história e viver momentos únicos com a presença de alguns dos mais icónicos carros de ralis de todos os tempos.
Aos carros juntam-se pilotos que escreveram algumas das mais belas páginas da história do automobilismo mundial e nacional.
No dia 9 de novembro, os carros e pilotos estão pela cidade de Barcelos com duas subidas ao Monte da Franqueira, a primeira às 12h04 e a segunda às 15h25, e uma super especial , “Boucles de Barcelos” na variante das Torgas, em Arcozelo , que acontece pelas 16h00. Estes serão momentos de adrenalina e nostalgia.
O RallySpirit Altronix, prova automobilística em constante afirmação no contexto dos Rally-Legends mundiais, conta, na sua 5ª edição, com uma verdadeira “chuva” de míticos carros de ralis, com especial destaque para os famosos “Grupo B”, que, nos anos 80, coloriram a era dourada dos ralis.
Aliás, os “Grupo B” são a temática da edição deste ano, que irá para a estrada entre 8 e 10 de novembro, e que conta com um forte nível de internacionalização, prometendo ser a mais apelativa desde que, em 2015, se estreou em solo português. Das mais de 100 equipas inscritas de nacionalidades portuguesa, espanhola, sueca, alemã, inglesa e belga (de um limite máximo de 120), as presenças de maior destaque estão precisamente reservadas para os denominados “Super-Grupo B”, capazes de, pela sua raridade e espetacularidade, fazerem vibrar os aficionados dos ralis como nenhuns outros.
No topo da lista, encontra-se o Audi Sport Quattro S1, que será pilotado pelo ex-Campeão do Mundo de Ralis, Stig Blomqvist, que é também o “cabeça de cartaz” da prova. Mas ao “monstruoso” Audi, juntar-se-ão alguns dos seus rivais da altura, como o Peugeot 205 Turbo 16 E2, o Ford RS200 e o MG Metro 6R4, verdadeiros ex-libris dos ralis dos anos 80.
Em 2018 foi a primeira vez que o RallySpirit Altronix passou em Barcelos afirmando-se como uma prova ímpar no panorama do desporto automóvel nacional, tendo juntado mais de uma centena de carros, sendo que 30% dos participantes eram internacionais.
Condicionamentos de trânsito
A prova realiza-se no dia 9 de novembro o que faz com que seja necessário interditar no dia 8 de novembro o Campo da Feira para a montagem da pista.
No dia 9, dia das classificativas em Barcelos, realizam-se duas classificativas na Franqueira (nas freguesias de Carvalhas, Góios, Remelhe e Rio Covo Sta.Eulália) e nas freguesias de Carvalhal, Pereira e Milhazes, uma em Laúndos, nas freguesias de Courel e Macieira de Rates e uma super especial “Boucles de Barcelos”, na variante das Torgas, freguesia de Arcozelo.
As paragens dos autocarros situadas na Av.da Liberdasde e na Av. Dr. Sidónio Pais (Bagoeira) deslocam-se para a rotunda da Av.Dr.Sidónio/rua Cândido da Cunha.
A praça de táxis situada na Av. da Liberdade desloca-se para a Av, dos Combatentes.
Tratando-se de um sábado, e com o trânsito constante dos carros da prova entre no Campo da Feira e as classificativas de Barcelos e Franqueira, informamos os automobilistas que devem utilizar itinerários alternativos para as deslocações, caso necessitem de utilizar vias do trajeto Campo da Feira – Franqueira.
As principais vias afetadas serão Ponte Peregrinos de Santiago (ponte medieval), Rua Fernando Magalhães, Rua José António P.P. Machado e Av. Dr. Sidónio Pais.
Sugere-se ainda que para a travessia entre Barcelos e Barcelinhos os condutores utilizem o nó das Pirâmides / Ponte de Santa Eugénia.
Para alternativa ao estacionamento no Campo da República (Feira), sugere-se o estacionamento em parques periféricos e a utilização do transporte público na ligação ao centro.
Desde já, pedimos compreensão pelo incómodo causado.