A I Gala do Desporto de Barcelos realizou-se, domingo à noite, 7 de abril, no Pavilhão Municipal, e o recinto encheu para aplaudir as mais de cinco dezenas de atletas das mais diversas modalidades que foram homenageados.
Nos prémios votados pelo júri, o futebolista Paulinho, do Sporting Clube de Braga, foi distinguido Atleta do Ano.
Beatriz Rios, atleta dos Amigos da Montanha, ganhou o prémio de Atleta Revelação.
Pedro Sousa, presidente da Moto Galos, foi agraciado com a distinção de Dirigente do Ano.
O prémio para treinador do ano foi atribuído a José Querido, treinador de hóquei em patins. Marlene Vieira foi considerada a Árbitro do Ano.
O prémio Evento do Ano, decidido através do voto do público, foi entregue aos XX Jogos do Rio, organizados pelos Amigos da Montanha.
Por fim, o Prémio Reconhecimento foi atribuído, a título póstumo, a dois importantes exemplos do dirigismo desportivo no concelho de Barcelos. Os familiares de Jorge Coutinho (Óquei de Barcelos) e de João Trigueiros (Gil Vicente) receberam os respetivos Galos de Ouro, a distinção máxima da Gala do Desporto de Barcelos, num dos momentos mais emocionantes da noite.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, sublinhou que esta foi “uma homenagem justa a dois homens que tanto deram às instituições que representaram”, acrescentado que ambos “devem ser uma referência para nós e, sobretudo, para os vindouros, no dirigismo e como em tudo na vida, trabalhando para o coletivo e para o bem da sua terra. Foi isso que fizeram por Barcelos”.
Miguel Costa Gomes realçou a importância de reconhecer “o esforço dos atletas” que, através do seu bom desempenho, levam mais longe o nome de Barcelos. “É por uma boa causa que a Câmara Municipal decidiu fazer esta I Gala do Desporto, reconhecendo o desporto como uma atividade importante e fundamental, não só para o equilíbrio daqueles que a praticam, mas acima de tudo pela marca Barcelos e por levarem tão longe o nome de Barcelos. Como somos barcelenses e gostamos muito da nossa terra, cada um na sua atividade eleva o nome de Barcelos, e o desporto tem-no feito de forma brilhante”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
A I Gala do Desporto de Barcelos prestou homenagem a 51 atletas barcelenses ou praticantes de clubes barcelenses que se sagraram campeões nacionais, europeus ou mundiais ao longo do ano passado. Entre os galardoados, foram homenageadas todas as entidades envolvidas no Desporto Federado, Não Federado, Adaptado e Desporto Escolar, do concelho de Barcelos.
Os atletas homenageados integram modalidades desportivas muito variadas, como atletismo, artes marciais chinesas, btt, basquetebol, biatlo, boccia, btt xco, ciclismo (estrada e pista), dança desportiva, futebol, judo, jet ski, karaté, luta livre olímpica e greco-romana, motonáutica, orientação, orientação btt7, hóquei patins, patinagem, pentatlo moderno, taekwondo, ténis de mesa, tiro e ultra trail.
O ultramaratonista barcelense Carlos Sá foi o padrinho desta I Gala do Desporto.
O galardão atribuído aos premiados tem a figura do Galo de Barcelos, o símbolo maior do concelho, e foi concebido por Nuno Martins, professor do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.