O Município de Barcelos e a Resulima estão a desenvolver nas escolas do concelho o Programa Ecovalor, o qual visa um conjunto de ações de sensibilização e educação ambiental.
O objetivo é assegurar uma maior e mais informada participação da população, sensibilizando-a para a importância e necessidade da correta separação dos resíduos.
Nesse sentido, as escolas são convidadas a aderir ao Programa Ecovalor, que pressupõe a entrega de sacos e o correto acondicionamento dos resíduos de plástico/metal, que são, posteriormente, recolhidos pela Resulima.
Após as campanhas de sensibilização ambiental realizadas em outubro e novembro, a forte adesão das Escolas permitiu recolher cerca de dez toneladas de plástico/metal em quatro meses. Esta é uma campanha integrada na estratégia de inovação social da EGF, acionista da Resulima, e conta com o apoio do Fundo de Coesão da União Europeia através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Esta campanha, associada a outras que têm ocorrido em toda a área geográfica da Resulima, permitiu obter, no ano de 2018 e comparativamente a 2017, um crescimento de cerca de 13%, nos quantitativos de resíduos recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro) recolhidos.
A Resulima é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de seis municípios da zona do Vale do Lima e Baixo Cávado: Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.