A I Gala do Desporto de Barcelos foi apresentada, esta quinta-feira, 7 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, numa conferência de imprensa que contou, ainda, com a presença do Vereador do Desporto, Francisco Rocha, e do padrinho do evento, o ultramaratonista barcelense Carlos Sá.
Na Gala do Desporto serão premiados 51 atletas barcelenses ou representantes de clubes barcelenses que se sagraram campeões nacionais, europeus ou mundiais ao longo da última época. Serão homenageadas, também, todas as entidades envolvidas no desporto federado, não federado, adaptado e desporto escolar do concelho.
Miguel Costa Gomes sublinha que o evento “tem como objetivo reconhecer o bom trabalho que os atletas barcelenses têm vindo a desenvolver ao longo dos anos”. O Presidente da Câmara acrescentou que se trata de “uma homenagem merecida àqueles que, de várias formas, dedicam a sua vida ao desporto, uma área na qual o Município, nos últimos nove anos, tem feito uma aposta claríssima”, apoiando, através de contratos-programa, clubes e atletas em nome individual das mais variadas modalidades.
“É nosso objetivo reconhecer o mérito dos atletas que levam o nome do nosso concelho muito longe e que, dessa forma, também defendem a marca Barcelos. O desporto é uma das áreas importantes na promoção da imagem de Barcelos”, salientou Miguel Costa Gomes.
É o caso de Carlos Sá, atleta natural da freguesia de Vilar do Monte, figura de destaque a nível mundial na modalidade de ultramaratona, e que foi escolhido para apadrinhar a I Gala do Desporto de Barcelos. “Atualmente é a maior referência do desporto barcelense”, justificou Miguel Costa Gomes.
A I Gala do Desporto realiza-se a 7 de abril, no Pavilhão Municipal de Barcelos, premiando os atletas que mais se destacaram ao longo da última época desportiva, abrangendo modalidades diversas, como atletismo, artes marciais chinesas, btt, basquetebol, biatlo, boccia, btt xco, ciclismo (estrada e pista), dança desportiva, futebol, judo, jet ski, karaté, luta livre olímpica e greco-romana, motonáutica, orientação, orientação btt7, hóquei patins, patinagem, pentatlo moderno, taekwondo, ténis de mesa, tiro e ultra-trail.
Os prémios atribuídos integram a seguintes categorias: Galardão dos Campeões, que abrange os atletas campeões e o futebol popular, o galardão do júri, que abrange seis distinções: Atleta do Ano, Atleta Revelação do Ano,Treinador do Ano, Dirigente do Ano, Árbitro do Ano e Prémio Reconhecimento, e o Galardão do Público que diz respeito ao Evento Desportivo do Ano.
O galardão que será atribuído aos premiados tem a figura do Galo de Barcelos, o símbolo maior do concelho, e foi concebido por Nuno Martins, professor do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.