Na cerimónia estiveram presentes Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Fernando Gomes, Presidente da FPF, Manuel Machado, Presidente da AF Braga e David Tomé, Presidente da Associação de Futebol Popular de Barcelos.
Este novo protocolo, entre as quatro entidades, vem trazer vantagens para o desporto em Barcelos, sendo um projeto inovador a nível nacional que visa a otimização da organização do Futebol a nível concelhio, a distribuição mais criteriosa dos apoios aos clubes e a calendarização e otimização do aproveitamento das infraestruturas desportivas existentes no município.
A FPF e a AFB comprometem-se a colaborar com a Câmara de Barcelos na realização de ações de formação para agentes desportivos participantes nas atividades de futebol popular, a custos controlados e de participação obrigatória para os agentes participantes.
Acordada também ficou a plena integração das entidades e dos praticantes na família do futebol, unindo as duas realidades. Estima-se que cerca de 2000 jogadores do concelho serão abrangidos por este protocolo.
Tudo isto vem trazer um maior poder de negociação junto da Federação Portuguesa de Futebol para a realização de estágios e jogos na cidade, entre outros eventos, além do cumprimento da legislação existente. Por outro lado, é também um reconhecimento nacional do grande trabalho que se faz há muitos anos ao nível do futebol amador.