O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, reafirmou o apoio do Município às corporações de bombeiros do concelho nas comemorações do 32.º aniversário da fundação da corporação dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, domingo, 3 de abril, garantindo que “a Câmara Municipal manterá todos os apoios. Se houver a necessidade de algum reajuste por algum motivo extraordinário que aconteça, os bombeiros do concelho não serão afetados”, mostrando-se também disponível para “outros apoios não regulares”.
Durante a sessão solene no domingo, que se realizou na sede dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, no dia 3 de abril, Miguel Costa Gomes destacou a importância dos bombeiros na defesa dos bens e da vida dos cidadãos. “Nunca é demais referir a importância que os bombeiros têm para todos nós, é de facto verdade que repetimos as ideias quando estamos nas cerimónias dos Bombeiros, “mas vocês (bombeiros) são o exemplo de cidadania numa atividade voluntária e de risco”.
O Presidente da Direção, Amadeu Lemos, durante a sessão solene fez “uma referência especial” aos mais de 27 mil sócios efetivos dizendo que “esta associação, apesar de jovem é um caso de sucesso nacional e um exemplo a seguir”.
O responsável pela Associação Humanitária agradeceu à Câmara Municipal a “intensa colaboração e todos os apoios concedidos” aos Bombeiros e destacou os números referentes a 2015: 376 mil quilómetros precorridos, 152 incendios, 2,727 situações de emergência, 1533 doentes transportados e 500 outros serviços. Na área social, onde os Bombeiros Voluntários de Viatodos também tem um grande desempenho evidenciou as mais de 21 mil refeições servidas na cantina social da coorporação.