Ao longo dos dias do evento não faltará animação, com torneios medievais (Liça), torneios de tiro com arco, diversões e jogos medievais, cortejo, demonstrações de falcoaria, cavalaria, cuspidores de fogo e muita música. De destacar o acampamento militar no Paço dos Condes de Barcelos, o torneio medieval/justas e a recriação do cerco ao Castelo de Faria.
No fim de semana, serão rememorados os tempos medievais com artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros da época quinhentista a invadir a cidade e a celebrar a atribuição do Foral Novo por El Rei D. Manuel I. Este ano em que se celebram os 500 Anos da concessão do Foral Novo a Barcelos, destaca-se a representação da sua atribuição no Largo do Município, no dia 31 de maio, no decorrer do cortejo medieval.
Os Caminhos de Santiago não foram esquecidos e os peregrinos tornam-se elementos vivos desta recriação medieval, atravessando o rio Cávado com o barqueiro, experimentando o lava-pés e assistindo à queimada galega.
Horário do evento
29 maio – 12:00 às 24:00
30 maio – 11:00 às 24:00
31 maio – 11:00 às 21:00
Condicionamentos de trânsito
Proibição de Estacionamento a partir de dia 26 à noite no Largo Dr. José Novais, Rua Infante D. Henrique, Rua J. Garcia de Guilhade, Largo Dr. Martins Lima, Largo do Município, Largo D. António Barroso e Rua Dr. Miguel da Fonseca.
Encerramento do trânsito a partir de dia 27 de maio no Largo Dr. José Novais, Rua Infante D. Henrique, Rua J. Garcia de Guilhade, Largo Dr. Martins Lima, Largo D. António Barroso, Rua Cónego Joaquim Gaiolas, Largo do Município e Rua Dr. Miguel da Fonseca.
O acesso ao parque de estacionamento subterrâneo da Câmara Municipal de Barcelos faz-se pela
Rua Dr. Miguel da Fonseca no sentido Oeste-Este.
Será salvaguardada em toda a área da recriação medieval a circulação de veículos de emergência.
É permitida a circulação a moradores, cargas e descargas fora horário do evento.