Casimiro Rodrigues, sócio e gerente da empresa, visivelmente satisfeito, “agradeceu” em nome da administração e dos colaboradores “o apoio da Câmara Municipal no processo de legalização das instalações, que esteve parado durante vários anos”, e que agora estão totalmente legalizadas.
Acompanhado pelo executivo municipal na visita, a convite da administração, Miguel Costa Gomes manifestou ainda a sua satisfação “por ver empresas de sucesso em crescimento no concelho de Barcelos” e destacou o empenho da empresa na regularização das instalações e na manutenção da unidade industrial, afirmando que o “esforço em resolver o problema da legalização das instalações faz parte do trabalho que tem vindo a ser praticado pelo executivo, por forma a ajudar a população no desenvolvimento, criação de riqueza e dinâmica do concelho”.
De facto, desde 2010, a Câmara Municipal aprovou 86 processos de reconhecimento de interesse público, 11 dos quais com isenção de taxas. Mais de meia centena desses processos foram já terminados com sucesso, demonstrando que a aposta do Município na melhoria e regularização de instalações empresariais representa um forte contributo económico e social para o concelho.
A empresa Pedrosa & Rodrigues, S.A., iniciou o processo de legalização em 1987, embora este tenha ficado parada até 2010, ano em que a empresa reiniciou o processo junto do Município de Barcelos.
A legalização estava dependente da promoção de um processo de Reconhecimento de Interesse Público Municipal, num processo que contemplava quatro fases.
De facto, em 2010, a Câmara Municipal, atenta à importância económica e social da empresa para o concelho e para o país, deu um passo concreto no processo de legalização das instalações com a deliberação do Reconhecimento do Interesse Público da área de implantação da empresa.
Em 2013 foram emitidos os pareceres favoráveis das entidades que tutelam os espaços de Reserva Agrícola Nacional, de Reserva Ecologia Nacional e Domínio Hídrico. Durante os anos de 2013 e 2014, foram emitidos os despachos dos secretários de estado que tutelam a Inovação, Investimento, Competitividade, Ordenamento do Território, Conservação da Natureza, Florestas e Desenvolvimento Rural, a reconhecer o relevante interesse público da “Pedrosa & Rodrigues”, proferidos em 2013 e 2014.
Em finais de 2014 foi feita a legalização municipal das instalações da empresa.
Recorde-se que a empresa está entre as melhores do concelho e da região, sendo PME Líder desde 2008 e tendo recebido o prémio de PME Excelência nos anos de 2011, 2012 e 2014.