O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, ficou “bastante satisfeito” com os resultados, que referem que 73% dos munícipes foram questionados como separadores. “A área do ambiente e da reciclagem é um esforço que tem de ser feito por todos, e num concelho rural como Barcelos esta é uma percentagem bastante boa. Significa que Barcelos é amigo do ambiente”, frisou o Presidente da Câmara. “Vamos fazer um esforço, mais campanhas e mais iniciativas para que os não separadores mudem os seus hábitos”, anunciou.
Mário Raposo, diretor de marketing da Sociedade Ponto Verde, apresentou os números da “Missão Reciclar”, que percorreu algumas freguesias do concelho nos dias 15, 16 e 17 de janeiro.
Ao longo dos três dias, a Missão bateu a 9.800 portas, abordando 1897 pessoas, das quais 1371 são separadoras do lixo (73%). Mário Raposo explicou ainda que “dentro do grupo dos separadores existem os separadores totais e os separadores parciais, e que ainda subsistem bastantes dúvidas no que toca à reciclagem”, dando como exemplo “a lavagem dos pacotes de leite, que não é necessário lavar”.
A Missão Reciclar quer mudar os comportamentos dos não separadores para separadores totais e ainda corrigir os erros de separação, chegando a dois milhões de casas em Portugal, de forma a converter a população portuguesa para o bem estar de todos sendo amigos do ambiente.