A ação contou com a participação de diversas instituições, como a Associação Amigos da Montanha, Amigos da Natureza (Creixomil), Lamaceiros TT e a Associação Florestal do Cávado. Participaram também alunos da Escola Gonçalo Nunes e da Profitecla e outras pessoas que se quiseram associar a esta iniciativa, num total de cerca de centena e meia de participantes, que plantaram cerca de 400 exemplares da floresta autóctone.
Para o vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, Alexandre Maciel, esta atividade reveste-se de grande importância ambiental, desde logo porque se refloresta uma zona do concelho “muito fustigada pelos fogos ao longo dos últimos anos”. A recuperação paisagística e ambiental só é possível com a colaboração de todos, como bem exemplifica esta ação desenvolvida no Monte do Cresto.
Por outro lado, diz ainda Alexandre Maciel, “associamos à reflorestação uma ação de sensibilização dos mais novos para a importância das árvores na preservação dos ecossistemas”.
Esta é a segunda ação de género promovida pela Câmara Municipal no Monte do Cresto, em Aldreu.A primeira realizou-se em finais de novembro de 2013, comemorando também o Dia da Floresta Autóctone, tendo sido plantadas cerca de duas centenas de carvalhos e pinheiros.