A formalização do acordo vai permitir que o projeto avance pela primeira vez no concelho de Barcelos, cobrindo uma realidade social problemática que se traduz num aumento do número de crianças e jovens em situação de risco e a que não é alheia a atual conjuntura económica e financeira do país. Permite, também, que o CSPA atue de imediato junto das famílias enquanto o projeto não tem aprovação da Segurança Social.
Enquanto esta entidade não assume os encargos financeiros do programa, o Município de Barcelos vai comparticipar com um valor mensal de 4.500,00€.
A intervenção do CAFAP “assenta na avaliação familiar e na situação de risco psicossocial das famílias e concretiza-se mediante projetos ou programas estruturados em função da situação particular de cada família”. Pressupõe uma cooperação entre diversas entidades, com vista à sua plena execução, como é o caso do presente protocolo.
Com este acordo, o Município de Barcelos procura dar resposta às necessidades de proteção social, particularmente das crianças e jovens em contexto familiar, evidenciando as prioridades da sua ação política.
Programa de formação parental
Ainda neste âmbito, o Município está a reforçar os mecanismos de intervenção, levando a cabo um programa de formação parental, em parceria com as entidades que diariamente lidam com estas situações.
O programa, intitulado “Família Com Laços” foi desenvolvido pelo serviço de psicologia do 1º ciclo, ao abrigo do protocolo entre a Câmara Municipal de Barcelos e CSPA, e tem como objetivo central promover estratégias e práticas parentais mais eficazes, que conduzam ao desenvolvimento mais ajustado das crianças e das suas famílias. Permite, simultaneamente, a partilha de experiências em grupo, um elemento enriquecedor de todo o processo de formação em grupo.
O programa teve início no Centro Escolar António Fogaça com um grupo de cerca de 16 pais, sendo intenção de replicar o mesmo a todo o território educativo do concelho de Barcelos.
Em termos de conteúdo o programa trabalha em quatro sessões e tem como temas mais importantes: “Práticas Educativas/Estilos Parentais”; “Comunicação/ Diálogo na Família e Problemas Comportamentais”; “O Elogio, a Recompensa, a Atenção Positiva e as Brincadeiras na educação da criança” e “Gestão de Tempo e Stress na Família / Orçamento Familiar”.