O programa das comemorações do Dia Internacional dos Museus incluiu, também, um concerto didático e workshop de instrumentos musicais em barro e que contou com a colaboração do grupo “Sons de Barro” da Banda Musical de Oliveira.
Na noite do dia 17 e na tarde do dia 18, foi representada, na sala multimédia do Museu de Olaria, a peça de taeatro “Barro”, pela ACE / Companhia de Teatro do Bolhão.
A escolha deste espaço museológico para as comemorações corresponde a um objetivo de promoção do próprio Museu de Olaria e do seu acervo, o maior e mais diversificado a nível a nacional, como explicou a vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Elisa Braga, e ao qual pertence a totalidade das peças da exposição “Olaria do Norte de Portugal”.
Tal como se refere no cartaz da exposição, “o trabalho na olaria é praticamente transversal a todo o território português”, embora a mostra se dedique aos mais importantes centros oleiros do norte de Portugal com produção de loiça, outrora destinada aos usos domésticos mais comuns.
“Aqui se encontram, portanto, peças de louça preta, louça vermelha fosca e louça vidrada” de Parada de Gatim (Braga), Guimarães, Bisalhães e Mondrões (Vila Real), Vilar de Nantes e Selhariz (Chaves), Gondar (Amarante), Felgar (Torre de Moncorvo), Pinela (Bragança).
A exposição, que pode ser vista até 31 de dezembro, contém, também, algumas imagens de época e objetos utilizados no tratamento do barro e das peças, que contribuem para uma melhor apreensão da importância sócio económica e cultural do barro nestas comunidades.
Quanto às restantes exposições no Museu de Olaria, mantém-se, na sala de exposições temporárias “O real e o imaginário: memória e identidade no figurado de Barcelos”, até finais de setembro; e “Memórias à flor da pele”, uma exposição de cerâmica contemporânea, de Sofia Beça, com fotografias de Paulo Pimenta, na antiga capela do Museu, até finais de junho.
As exposições têm entrada grátis e podem ser vistas de segunda a sexta feira, das 10h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.