A recriação do cerco ao Castelo de Faria, o acampamento militar, jogos medievais, animação de rua, torneio de tiro com arco, cuspidores de fogo, artesanato, exposição de instrumentos medievais, dança e teatro preencherão o programa que animará a cidade durante quatro dias.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Barcelos em parceira com a Associação Burgo Divertido e conta com o envolvimento do comércio barcelense. “Quisemos fazer um evento que envolvesse a cidade, uma cidade histórica e é essa história que queremos recriar” frisou o vereador do pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos, Carlos Brito, na apresentação oficial do evento, que decorreu sábado, 17 de maio, na Torre Medieval.
O vereador acrescentou ainda que há alguns anos que se realiza uma feira medieval em Barcelos mas, desta vez “quisemos envolver a parte histórica da cidade, desde a Torre Medieval até ao Paço dos Duques, dinamizando assim esta zona do centro”, referiu ainda Carlos Brito.
Luís Miranda, presidente da Associação Burgo Divertido, apresentou o programa, destacando a recriação da batalha do cerco ao Castelo de Faria e o torneio de tiro com arco. “Será a primeira vez que se irá recriar a batalha”, disse Luís Miranda, que acrescentou que, “do conjunto de 35 atividades que decorrerão ao longo dos quatro dias, noventa por cento serão desenvolvidas com pessoas e associações de Barcelos”.
No final foi lançado o apelo a quem quiser ajudar na logística e organização do evento. Os interessados devem dirigir-se à sede da associação, que se situa no Largo Dr. Martins Lima, em frente ao Teatro Gil Vicente.
Limitações de Transito
a) Estacionamento proibido a partir do dia 28 (quarta feira) até ao dia 1 de junho (domingo) na rua Infante D. Henrique, Rua J. Garcia de Guilhade, Largo do Município, Largo D. António Barroso, e Rua Dr. Miguel da Fonseca.
b) Encerramento do trânsito a partir das 20:00 de dia 29 de Maio.
Nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho (todo o dia) na Rua Cónego Joaquim Gaiolas, Largo do Município, Largo D. António Barroso, Rua Infante D. Henrique, Rua J. Garcia de Guilhade, Rua Dr. Miguel da Fonseca e Largo Dr. José Novais.
Salvaguardada a passagem de moradores e de veículos de emergência.
c) O trânsito em todos os dias da feira pode circular antes do horário de abertura e depois do encerramento.
Funcionamento:
Dia 29 das 12:00 às 24:00
Dia 30 das 10:00 às 24:00
Dia 31 das 10:00 às 24:00
Dia 01 das 10:00 às 21:00