O Encontro proporciona a todas as pessoas ligadas à promoção do livro e da leitura uma reflexão sobre estes temas, e inclui a presença de diversos especialistas e a realização de workshops.
O programa tem início às 9h30 do dia 28, com a habitual sessão de abertura presidida pela vereadora do pelouro da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, seguindo-se a conferência “A biblioteca e a defesa do património local”, por Victor Pinho.
Pelas 11h30, Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara Municipal, fará uma intervenção no âmbito desta iniciativa, seguindo-se uma conferência de Teresa Calçada, intitulada “Bibliotecas: Um espaço de formação e imaginação”.
Pelas 14h00 será apresentado o portal da Rede de Bibliotecas de Barcelos, seguindo-se a mesa redonda moderada por Alberto Serra, “Mass Media, um poder ao serviço da escola”, com Felisbela Lopes, Cláudia Lobo, Sérgio Gomes da Silva e Sara Pereira.
Às 16h15 realiza-se o painel “Barcelos a ler: um ano de e-readers na escola em avaliação”.
No sábado, dia 29, o programa abre às 9h30, com o painel “Cidades Educadoras: um passaporte pedagógico”, seguindo-se a mesa redonda “Ler para quê? Escrever para quem?”. À tarde realizam-se quatro workhsops.
O Município de Barcelos tem 27 bibliotecas escolares em diversos estabelecimentos de ensino do concelho, a maioria das quais em escolas do 1.º ciclo.
Programa