Este ano, Barcelos associa-se à Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal para uma promoção integrada de todos os seus produtos estratégicos locais no âmbito da região norte, aproveitando as vantagens do conceito de trademark de multiproduto turístico da região.
Esta associação visa, também, dar maior visibilidade a um conjunto de recursos do produto turístico local, nomeadamente associando gastronomia e vinhos no ano em que Barcelos ostenta o título nacional de “Cidade do Vinho 2014”.
Sendo a maior mostra de turismo português, será uma oportunidade fundamental para a promoção da marca Barcelos e dos diferentes programas, tais como, “Barcelos Cidade do Vinho 2014”, Turismo Ambiental e Paisagístico, Caminho de Santiago, Festas Tradicionais e Romarias, com especial ênfase para as Festas das Cruzes. Haverá ainda uma forte incidência na promoção das Artes e Ofícios Tradicionais do concelho.
Barcelos apostará também na difusão e promoção da imagem do Galo de Barcelos como fator diferenciador (no local haverá um Galo de Barcelos de grandes dimensões), utilizando para o efeito argumentos fortíssimos de identidade local, com a presença da Banda do Galo em ações de animação no recinto da Feira, bem como ações de rua que visam a disseminação do símbolo de Barcelos neste certame.
A participação na BTL pretende proporcionar contactos com os agentes que integram a bolsa de contratação, através da participação em reuniões com compradores inscritos no programa “Hosted Buyers”, como forma de dinamizar toda a estrutura turística do concelho e estabelecer colaborações futuras.
Por isso, tomar parte nesta Feira, cujo número de visitantes, entre profissionais e público em geral, ascendeu no ano passado às 65 mil pessoas, revela-se, a cada ano, determinante para a dinamização do turismo local, através do aumento da promoção junto de potenciais turistas nacionais e internacionais.