Durante a realização da Feira, que tem uma grande tradição no concelho e muita afluência de público, são produzidas grandes quantidades de resíduos sólidos urbanos (RSU’s), essencialmente resíduos alimentares, papel e plástico oriundos das embalagens, o que implica a organização de uma equipa numerosa do serviço de limpeza urbana, que efetua a limpeza no final das feiras.
Se houver a separação do papel e plástico durante a duração da Feira e se estes forem sendo depositados no contentor pelos próprios feirantes, com o apoio de uma equipa da limpeza, no final do dia não só será feita a recolha seletiva como se consegue reduzir o tempo e o número de colaboradores para efetuar a limpeza do recinto.
A reciclagem traz inúmeras vantagens quer ambientais, quer económicas ou sociais e a colocação do contentor no recinto é também uma forma de sensibilizar a população para esta causa.
O contentor será colocado nas imediações da entrada para as urgências do Hospital, todas as quartas feiras e levantado na sexta feira seguinte.