Com início e fim junto à Capela da Senhora da Boa Morte, na freguesia de Vilar do Monte, este percurso tem como principal grau de dificuldade a subida ao Monte de S. Mamede, famoso pelo seu declive. somente quebrado para perceção do património arqueológico do castro de S. Mamede (povoado da idade do ferro). Do alto dos seus 409 metros de altitude é possível contemplar toda a envolvência agrícola existente no sopé do monte, bem como toda a orla marítima e principalmente o enquadramento paisagístico do estuário do rio Cávado.
Descendo o monte por caminhos de terra batida em direcção à ribeira de Feitos é possível apreciar o aumento da mancha florestal e da vegetação à medida que nos aproximamos deste curso de água. O percurso das suas margens é deslumbrante, com as suas quedas de água naturais e lagoas que confluem para fazer girar as rodas dos moinhos, outrora de grande importância para a economia destas terras.
O caminho em terra batida leva-nos ainda à “Campa do Frade” e ao ponto de chegada (Capela da Boa Morte), desfrutando assim de mais um percurso de rara beleza.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Posto de Turismo de Barcelos, Largo Dr. José Novais nº 27, tel. 253 811 882 ou através do correio electrónico turismo@cm-barcelos.pt