“Hoje é um dia feliz para a nossa Freguesia. Finalmente, passamos a ter uma sede que dignifica Fornelos, a sua população e os seus autarcas”, disse José Rodrigues, referindo ainda que “a população será melhor atendida e encaminhada nas suas solicitações, podendo também beneficiar deste auditório e das restantes instalações para iniciativas que contribuam para o reforço dos laços da nossa comunidade. Esta sede será sempre uma verdadeira casa do povo, aberta a todas as pessoas, porque foi a pensar nelas que este equipamento foi construído.”
O Presidente da Junta agradeceu também o apoio da Câmara Municipal, afirmando que nos últimos quatro anos “a Junta de Fornelos obteve da Câmara todo o apoio e atenção, financiando os projetos da Freguesia e disponibilizando-se a receber-nos a qualquer hora. Esse apoio foi decisivo. Sem ele, nunca esta sede seria inaugurada e nem outras obras seriam realizadas”. José Rodrigues destacou ainda a transferência de verbas da Câmara, referindo que a Freguesia teve “um apoio financeiro como nunca beneficiou, graças ao protocolo dos 200% que já transferiu para a Junta cerca de 160 mil euros”.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara reafirmou a importância do protocolo com as freguesias do concelho, como “uma forma diferente de gestão autárquica que privilegia as Juntas de Freguesia como elo fundamental de ligação aos cidadãos”. Com este protocolo, explicou Miguel Costa Gomes, as freguesias recebem um financiamento municipal equivalente ao dobro do que recebem do Fundo de Financiamento das Freguesias, permitindo uma maior autonomia financeira e uma maior dignidade nas suas funções.
Para além da inauguração da sede da Freguesia, que incluiu uma visita às novas instalações, o Presidente da Câmara inaugurou também o parque adjacente e participou na romagem ao cemitério que homenageou os autarcas falecidos após o 25 de abril.
No final da sessão realizou-se um lanche-convívio com convidados e população da Freguesia.