Este projeto contou também com o apoio de muitos voluntários da Freguesia e da Associação e que marcaram presença na cerimónia simbólica de entrega da chave da casa à família, realizada na tarde do dia 3 de julho.
Nesta sessão, a responsável pela Associação Habitat agradeceu o empenho de todos quantos se envolveram na construção desta habitação e a todos os que apoiaram a família.
A vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, reafirmou o apoio do Município às famílias em situação de fragilidade económica e social, como aconteceu com a reconstrução desta habitação.
Mas o apoio social do Município, no que diz respeito à habitação social, é mais alargado e não se restringe ao apoio técnico, como neste caso. Nos últimos quatro anos, a Câmara Municipal investiu cerca de 680 mil euros no apoio a 190 famílias no âmbito da habitação social – 120 apoiadas com subsídio para obras de melhoria e 70 apoiadas com atribuição de projeto, incluindo 68 casos de subsídios para acabamentos.
A família de Galegos Santa Maria, agora apoiada, fez o primeiro pedido à Câmara Municipal em 2003, solicitando a atribuição de projeto de arquitetura, especialidades e isenção de taxas. O pedido foi deferido, mas o projeto foi adiado por incapacidade financeira do agregado para a realizar das obras.
O processo seria retomado mais tarde, no âmbito da parceria entre o Município e a Associação Habitat, que começou a operar em Barcelos em 2006.
Desde essa altura, a Associação já apoiou 11 famílias do concelho de Barcelos na construção e na melhoria habitações e no acabamento de obras.