O Campeonato, que vai já na sua oitava edição, realiza a fase de grupos pela primeira vez em Barcelos, com as meias finais e a final a decorrer no Pavilhão Municipal de Famalicão, no dia 2 de julho, entre as 10h00 e as 19h00.
Participam no VIII Clericus Cup as seguintes equipas: Braga, Vila Real, Lisboa, Viseu, Funchal/Madeira e Leiria/Outros, pertencentes ao grupo A; Viana do Castelo, Porto, Lamego, Vicentinos, Évora/Algarve e Guarda, do grupo B.
O jogo de abertura está previsto para as 14h30, opondo as equipas de Braga e Leiria/Outros, e as equipas de Viana do Castelo e Vicentinos.
O Campeonato começou há oito anos, a partir de um encontro de padres, assumindo de ano para ano uma dimensão maior. O “Clericus Cup” é, “acima de tudo, um momento de convívio e uma forma de mostrar às pessoas que, independentemente da vocação, gostamos de praticar desporto”, disse o padre Marco Gil durante a conferência de imprensa de apresentação da prova.
Carlos Brito, vereador do Pelouro de Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, manifestou a satisfação do Município por acolher o Campeonato, um evento que se inscreve no vasto programa de realizações desportivas que o atual executivo municipal tem desenvolvido. “É uma honra acolher este Campeonato”, disse Carlos Brito, que referiu ainda outras iniciativas desportivas envolvendo párocos, como o recente torneio de futebol entre autarcas e padres do concelho de Barcelos.
O vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha, destacou a partilha de sinergias com a Câmara de Barcelos para a realização deste evento.
A Diocese de Braga é a atual campeã nacional e tem como treinador Adelino Costa, diretor do Centro Social e Paroquial de Arcozelo, que coloca como objetivos neste campeonato a revalidação do título conseguido na edição de 2012.
Os árbitros que vão apitar os jogos pertencem à Associação de Futebol de Braga.