Depois da intervenção do presidente da Assembleia Municipal, de todos os líderes dos grupos municipais e do presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, terá lugar uma atuação da Banda da Escola de Oliveira, que encerrará a sessão comemorativa do 39.º aniversário do 25 de Abril com a interpretação do Hino Nacional.
O programa mais alargado das comemorações do Dia da Liberdade começa dia 24, quarta-feira, pelas 14h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, com a exibição do documentário “Os dois anos que abalaram Portugal”, da autoria do jornalista Alberto Serra.
A iniciativa vai contar com a presença de César Príncipe, jornalista, e Manuel Silva, barcelense e sargento que fez parte do pelotão comandado pelo capitão Salgueiro Maia.
No dia 25 de Abril, feriado nacional, realiza-se uma arruada e concentração de zés p’ereiras, gigantones e cabeçudos, no Largo da Porta Nova. Para as 15h00, no mesmo local, está marcada a sessão solene comemorativa do 39.º aniversário do 25 de Abril. Já às 19h00, o Auditório Municipal recebe um concerto de piano a quatro mãos, interpretado por Ana Paula Carreira e Rosa Gondar.
O programa alusivo às comemorações do 25 de Abril termina, dia 27, sábado, com a inauguração, na Biblioteca Municipal, de uma exposição sobre o nascimento de Álvaro Cunhal, intitulada “Álvaro Cunhal – vida, pensamento e luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro”.